Câmara Municipal de Santarém faz homenagem aos profissionais biomédicos

Nesta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Santarém promoveu uma sessão especial em comemoração ao Dia Municipal do Biomédico. A sessão foi requerida pelo vereador Murilo Tolentino (PSC). “É uma profissão
relativamente nova. Mas, o biomédico atua em hospitais, laboratórios e, hoje com maior destaque, na estética.

São profissionais que merecem reconhecimento”, disse o vereador ao explicar o motivo que pediu a sessão.
O presidente do Sindicato dos Biomédicos do Estado do Pará Dorivaldo dos Santos Ferreira participou do
momento solene. Em Santarém a homenagem é feita em parceria com a entidade. “Encontros como esse dão uma nova expressão à profissão e reforçam a necessidade de ter um profissional capacitado para atuar nas diversas áreas de saúde”, enfatizou o representante da categoria.

Com os avanços na área de estética muitos profissionais seguiram nessa especialidade, mas há biomédicos em
outras áreas, como diagnósticos e atendimento em ambientes hospitalares. No período mais crítico de
enfrentamento à Covid, o biomédico foi indispensável para o diagnóstico, tratamento e orientação da população
em geral. Independente do ambiente de atuação, o profissional precisa estar capacitado.

Duas instituições de ensino oferecem formação superior em Biomedicina. O Instituto Esperança de Ensino
Superior (IESPES) formou 124 profissionais em seis anos de atuação. “Ainda são poucos profissionais em
atuação no mercado de trabalho. Por isso a gente espera consolidar cada vez mais o curso”, enfatizou José Almir Rocha, coordenador do curso.
Na Unama aproximadamente trezentos biomédicos foram entregues à sociedade. Para a coordenadora do Curso Natanna Mariele Fernandes esta é uma profissão ainda em expansão e por isso tem atraído a atenção de jovens que buscam formação. “Pessoas que vêm buscando essa atenção ao paciente ao mesmo tempo que atua junto à sociedade em busca de qualidade de vida”, frisou Natanna.

Durante a sessão especial foram homenageados 19 profissionais e 03 instituições. Entre todos, o sentimento era
de gratidão. Naiana Almeida é biomédica empreendedora na área de estética, “uma área que tem crescido muito
e isso demanda formação, cada vez mais a capacitação é indispensável para atender bem” ressaltou.
João trabalha no Laboratório de Biologia Molecular (LABIMOL), da Universidade Federal do Oeste do Pará
(UFOPA) e não escondeu a felicidade de ser um dos que combateu a pandemia. “Só temos a agradecer esse
reconhecimento, é um trabalho incansável e diário, reconhecido nesse momento”, comemorou.

Homenageados – Os homenageados foram definidos por vereadores e por diretores do Sindicato dos Biomédicos
do Pará, entre profissionais da área e outros setores que contribuem para a biomedicina em Santarém e região:
1. Alberto José Pinto Ferreira
2. Alex Júnio Oliveira Nunes