Câmara Municipal de Santarém homenageia comunicadores santarenos.

Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Santarém homenageou os profissionais da comunicação santarena, em comemoração ao Dia Municipal do Comunicador. A sessão especial foi requerida pelo vereador Carlos Silva
(PSC).

O parlamentar também é comunicador e se sentiu em casa durante todo o momento solene, que possibilitou o reencontro com outras figuras importantes do contexto da comunicação. “Um momento singular, de festa e alegria, em que os homenageados, com certeza, são agraciados por tudo o que representam para a sociedade santarena”.

Na solenidade, 20 profissionais receberam as honrarias que fazem jus às trajetórias de dedicação e compromisso com a transmissão da informação em Santarém e no oeste do Pará. Luciene Campos, a “pequena notável”, que diariamente ecoa a sua voz no jornalismo da Rádio Guarany, que também dividiu a interpretação de um hino da música gospel com o vereador Carlos Silva, se sentiu agradecida pelo respeito e a honraria que a Casa do Povo lhe concedeu. Para ela, comunicar é expressar o que vem de dentro. “É falar com responsabilidade, sendo notícia ou palavra de incentivo, é você usar essa ferramenta pra fazer o bem”.

Benedito Santana, mais conhecido como Bena, disse que é uma honra muito grande receber mais uma homenagem da Câmara Municipal de Santarém. “Sempre que eu sou chamado, venho com maior prazer. Pra mim é um orgulho e uma satisfação ser reconhecido pelo Poder Legislativo, por conta de tudo o que temos feito até agora”, afirmou o radialista.

Daniele Gamboa, que atua como repórter e apresentadora no Sistema Tapajós de Comunicação, foi uma das
homenageadas na ocasião e falou sobre o sentimento de dever cumprido, de reconhecimento do trabalho exercido diariamente. “A gente fica feliz porque a gente recebe essas homenagens em vida. A gente se sente mais valorizado e motivado a fazer ainda mais. Aqui a gente representa não apenas nós mesmos, mas a toda uma equipe”.

Cissa Loyola é a repórter de televisão mais antiga em atividade no município. Ao longo de seus 20 anos nas telas da TV Tapajós, ela viu a comunicação atravessar profundas transformações. “A forma de comunicar mudou. Antes a gente pensava em televisão e para o público de televisão. Hoje, ao mesmo tempo em que eu penso na TV, eu penso também nas plataformas digitais, isso, porque o meu público pode ter visto o vídeo em alguma outra plataforma. O desafio é como mostrar isso de forma criativa e atual” enfatizou a jornalista, que também é servidora da Câmara.

Sullyvan Gama, presidente do Sindicato dos Radialistas de Santarém, destaca essa homenagem como uma forma de coroar o trabalho de tantos profissionais envolvidos no fazer comunicação no cotidiano da cidade, em meio aos desafios. “Eu fico orgulhoso de ver a valorização da categoria, do comunicador em geral. Essa turma aqui é só uma mínima porcentagem dessa vasta gama de profissionais em Santarém. Me sinto representado por todos eles”.

Ronei Oliveira, com longa trajetória no impresso, no rádio e na televisão santarena, hoje também é responsável
pela Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Santarém e garante que a comunicação é um
instrumento muito importante também neste setor. “A Ascom é o elo com a imprensa e a Câmara dos vereadores.

Os próprios vereadores são comunicadores. Aqui ecoa a voz do povo. Nós, como Ascom, somos responsáveis
por fazer com que tudo o que acontece aqui também chegue ao conhecimento do povo”, destacou.

O presidente da casa legislativa Ronan Liberal Jr. (MDB) celebrou a homenagem prestada à categoria. “Esses
profissionais levam a informação com responsabilidade, transparência e seriedade. A comunicação no nosso
município tem sido muito intensa e hoje essa Casa homenageia alguns desses comunicadores que são importantes para o município”, concluiu.

Por João Vítor Lima – Assessoria da ASCOM/CMS