Câmara Municipal de Santarém promove sessão especial em alusão ao Dia Municipal do Farmacêutico.

0

A Câmara Municipal de Santarém homenageou, nesta terça-feira (30), os farmacêuticos do município. A sessão especial, proposta pela vereadora enfermeira Alba Leal (MDB), foi uma forma de homenagear a categoria pelo seu dia, comemorado em 27 de agosto, graças a Lei Municipal aprovada em 2018.

“Muito importante prestar essa homenagem. São profissionais indispensáveis e muito importantes nas industrias, nas farmácias comerciais, nas farmácias do SUS, nos almoxarifados… esses profissionais precisam ser reconhecidos no nosso município”, afirmou a vereadora.

33 profissionais receberam esse reconhecimento. Patrick Souza, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará esteve presente na Casa Legislativa e manifestou seu pensamento com relação a atuação do farmacêutico na sociedade. “Cada vez mais, o farmacêutico tem se mostrado valioso no contexto de atenção em saúde, não apenas no acesso a medicamentos, também no uso racional, no acompanhamento de reações adversas, de problemas relacionados a medicamentos” destacou o presidente do Conselho.

Além disso, ele falou sobre o papel desempenhado pelos farmacêuticos no contexto da pandemia, com a realização de testes laboratoriais, tanto em laboratórios quanto em farmácias, com o acompanhamento de pacientes crônicos dentro do ambiente hospitalar, garantindo a logística e acompanhamento dos pacientes: “especialmente, no contexto de crise que a gente viveu, com dificuldade de acesso a medicamento, problemas que até hoje repercutem na nossa sociedade. O farmacêutico é um profissional de nível superior importantíssimo, um dos mais acessíveis a toda a população”.

O professor Wilson Sabino, diretor do Instituo de Saúde Coletiva da Ufopa, afirmou que a homenagem do Poder Legislativo é um verdadeiro reconhecimento do trabalho de toda a classe, especialmente, aqueles que estão na linha de frente da saúde pública em Santarém. “O profissional farmacêutico você encontra um em cada esquina para dar as devidas orientações de saúde, do uso de medicamentos e entre outras coisas. Ele não é aquele que rica somente em uma farmácia ou em uma drogaria, pois atua em diversas áreas, buscando entender fatores determinantes que afetem a saúde da população”, afirmou Sabino.

Para Flavia Garcêz, que estava representando o Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico é um profissional da área da saúde que atua na orientação racional de medicamentos e, por isso, foi essencial no esclarecimento das fake news com relação ao uso de medicamentos na pandemia. “Esse profissional pode atuar na área hospitalar, na área comercial, no laboratório de análises clínicas, na parte oncológica… como profissional de saúde, ele está aí para atender a saúde da população”, ressaltou Flávia.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Jr (MDB) celebrou as oportunidades que a Casa Legislativa de Santarém possui de voltar suas atenções a essa classe de profissionais ao longo dos anos, por meio dos bons debates com a comunidade científica. “Gostaria de enfatizar que esse poder aprovou duas leis muito importantes nessa seara… primeiro o Dia Municipal do Farmacêutico e, também, a Lei do Descartômetro, que orienta com relação ao descarte consciente (de medicamentos), a fim de preservar o meio ambiente. Essa casa é sempre atenta aquilo que a classe dos farmacêuticos do município tem a nos dizer”, destacou.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade