Câmara Municipal inicia campanha Junho Vermelho para incentivar doação de sangue

A Câmara Municipal de Santarém iniciou nesta segunda-feira (26) a campanha Junho Vermelho para incentivar a doação de sangue no Hemocentro Regional. A solenidade aconteceu no Plenário “Vereador Antonio Pereira”, o Plenarinho, com a participação de representantes da Casa Legislativa e da Fundação Hemopa.

Vereadora Alba Leal

De acordo com a vereadora Alba Leal, autora do projeto que foi transformado em Lei em 2021 para a realização da campanha municipal, a iniciativa supre a necessidade para a doação de sangue, uma vez que, em muitos casos, há necessidade apenas de um estímulo para que muita gente possa fazer a ação voluntária. “Nós sabemos que é um mês muito festivo, muito alegre, mas a gente sabe que também é um mês com muitas situações de acidente, muitas vezes de trânsito, e outros pacientes que vêm de outros municípios precisando de transfusão de sangue. E a gente sabe muito bem da importância de levar o doador para o Hemocentro de Santarém”, ressaltou a parlamentar.

Rita Favacho, gerente do Hemopa.

A gerente regional do Hemopa Rita Favacho também ressaltou a importância da iniciativa da Câmara Municipal com a Campanha Junho Vermelho, que pretende arrecadar, em 2023, mil bolsas de sangue. “É constante esse laço de parceria e amizade entre a Câmara Municipal de Santarém e a nossa instituições, que permite levar esse conhecimento, essa conscientização a toda a sociedade e contribuir com essa causa tão nobre, que é a doação de sangue”, completou.

Ígor Lopes, diretor da Câmara

O diretor da Casa Fábio Igor Lopes destacou o empenho da mesa diretora e demais parlamentares, assim como os servidores para que, pelo terceiro ano, a campanha iniciada em 2021 seja importante aliada do Hemopa e da sociedade na sensibilização para a importância da doação de sangue a qualquer tempo do ano, principalmente nesse mês que antecede as férias escolares, quando, geralmente, muitos doadores viajam e, infelizmente, aumenta a demanda nos municípios atendidos pelo Hemocentro Regional.