Câmara municipal realiza sessão especial na Semana de Prevenção e Combate às Drogas

Nesta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Santarém promoveu uma sessão especial como parte da programação da semana de Prevenção e Combate as Drogas. “É nossa missão, além de legislar, reconhecer o trabalho das instituições, as drogas são um problema mundial é necessário orientar a população sobre esse tema”, enfatizou o vice-presidente da Casa Gerlande Castro (PSB), que representou a Mesa Diretora.

A sessão foi solicitada pelo vereador Ângelo Tapajós (Republicanos) que faz parte da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas. “Essa é uma sessão de reconhecimento, reconhecimento ao trabalho dos CAPS, da Polícia Militar, da prefeitura, da Câmara Municipal de Santarém e de toda a rede de combate a essa mazela, as drogas”, justificou.

Na ocasião foram homenageadas 17 instituições e pessoas que atuam na prevenção, combate e recuperação das drogas. A subtenente aposentada Duth Sagica ajudou na criação do Programa de Educação e Combate às Drogas (PROERD). “É com o coração cheio de emoção e gratidão que recebo essa homenagem. O PROERD orienta e protege crianças”, festejou.

José Carlos Lopes é coordenador da Comunidade Terapêutica Família Feliz, que atua na recuperação de dependentes químicos. Em 17 anos, foram 5 mil famílias atendidas. “Eu fico muito feliz, porque esse trabalho é com as famílias, não é só atender o dependente químico”, declarou.

Durante a sessão também foi apresentada a rede de prevenção e combate às drogas, que inclui a justiça, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, as polícias civil, militar e federal, além dos centros de recuperação e o conselho municipal.

A sessão faz parte da Semana Municipal de Combate e Prevenção às Drogas. Para o Secretário de Estado de Justiça Evandro Garla é preciso agir agora. “Quadruplicou o número de usuários de entorpecentes, drogas lícitas e ilícitas, é preciso usar as ferramentas de combate como educação, música, esporte, é necessário conduzir as pessoas por outro caminho, que seja saudável e livre dos malefícios das drogas”, concluiu.

Homenageados – Durante a sessão, os vereadores prestaram homenagem a personalidades e instituições pelo reconhecimento ao trabalho realizado na prevenção e combate ao uso de drogas:

Arquidiocese de Santarém

Casa dos Conselhos

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II / SESPA

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD III

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi)

Comando de Policiamento Regional I (CPR-I)

Conselho Estadual Sobre Drogas (CONED)

Coronel Tarcísio Moraes da Costa

Duth do Socorro Cordeiro Sagica

Família Feliz Comunidade Terapêutica

Fundação Lucas Huber