Câmara realiza sessão especial para tratar do combate e prevenção às drogas

0

Na tarde desta terça-feira (18/06), a Câmara Municipal de Santarém realizou a Sessão Especial referente à “Semana de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas”, no Plenário vereador Benedito Magalhães.

Além dos vereadores, a sessão contou com a participação de instituições civis e militares e do deputado estadual Fábio Freitas, presidente da Comissão de Prevenção às Drogas na ALEPA.

A plenária especial foi requisitada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Juventude, Combate às Drogas e Segurança Pública, presidida pelo vereador Dayan Serique (CIDADANIA). A vereadora Maria José Maia (DEM), que compõe a comissão, foi quem presidiu a sessão. “É a primeira vez que a gente traz esse assunto em uma sessão especial. É uma grande socialização de todos os entes que trabalham, sobretudo, a questão da prevenção às drogas no nosso município. Esse grande mal que destrói a vida, a família e a sociedade”, destacou a parlamentar.

O vereador Ronan Liberal Jr. (MDB), líder do Governo na Casa, leu o requerimento que deu origem à sessão e discursou em nome dos parlamentares. “Esta é Casa que protagoniza as grandes discussões atinentes a políticas públicas, e não poderíamos nos furtar a debater este tema tão importante e, infelizmente, tão recorrente. O dia 26 de junho foi o dia escolhido pela ONU como ‘Dia Internacional de Combate às Drogas’. Uso de drogas é um mal social em todo o mundo e no Brasil é grave. A magnitude do problema é tão grave que atualmente é um desafio da saúde pública no nosso país”, ressaltou o emedebista, durante a fala dele, na tribuna.

A sessão contou ainda com a participação especial da cantora Paula Maia, interpretando canções com letras marcantes e coerentes com o tema como “É preciso saber viver”, de Erasmo Maia e Roberto Carlos. Ela foi acompanhada da vereadora Maria José, que já mostrou talento para a música em outras oportunidades.

O evento também teve apresentações de artes marciais. A escolinha “Big Soccer”, do bairro Nova República, apresentou Karatê e a Casa de Apoio ‘Uma Nova Aliança’, uma das homenageadas da tarde, fez demonstração de Jiu-Jitsu.

O ponto alto da plenária temática foi a entrega de certificados de honra ao mérito de instituições que trabalham com a prevenção e combate ao uso de drogas em Santarém. Uma delas foi a “Alcoólicos Anônimos”, representada pelo médico Telmo Moreira. “A doença é algo que acomete pessoas no mundo todo. De 12 a 15 porcento das pessoas, normalmente, desenvolvem a doença alcoolismo. Às vezes, a longo tempo, a pessoa leva 15 anos para perder o controle total”, assinalou o especialista.

A enfermeira Érica Couto falou em nome de outra instituição homenageada, o Centro de Atendimento Psicossocial II (CAPS II). “As ações realizadas nos CAPS são voluntárias. O paciente pode procurar o serviço porque é porta aberta”, destacou a profissional, que assim como os demais representantes, teve cerca de três minutos para discursar sobre o trabalho da entidade reconhecida.

Também foram homenageados: CAPS AD III, Centro POP, Comunidade Terapêutica 1/ Família Feliz, Casa de Apoio ‘Uma Nova Aliança’, Comunidade Terapêutica 3, Consultório de Rua, Centro de Valorização à Vida (CVV), FASEPA, Narcóticos Anônimos, PROERD, Policiamento Comunitário Escolar (Ronda Escolar), Projeto Escola da Vida e o Projeto Viva a Vida.

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade