Câmara reúne com UFOPA

0

O presidente da Comissão de Recesso vereador Alaércio Cardoso (PATRI), representou a Câmara Municipal de Santarém na 1º Reunião Ordinária do Conselho Comunitário da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Várias autoridades estiveram presentes como representantes da Prefeitura de Santarém, Associação Comercial e Empresarial (ACES), representantes dos conselhos de alunos e professores, entre outras. As pautas foram intermediadas pelo reitor Hugo Alex Carneiro Diniz.

Os assuntos explanados e debatidos foram a aprovação da Ata da reunião do CONSECOM; a apreciação do Relatório de Gestão 2018 – Reitoria e Proplan; a apresentação da PGO 2019 e PDI 2019 – 2023; a escolha do presidente, vice-presidente e do representante do Consun e a apresentação de demandas da comunidade acadêmica.

Alaércio falou sobre o contingenciamento do orçamento aplicado pelo governo federal para a instituição de ensino. “Sabemos dessa diminuição e bloqueio dos recursos, mas aqui não vamos falar sobre quem está certo ou errado e fica a minha dúvida e questionamento, de que forma esse contingenciamento estará ou já está afetando a UFOPA e quais são os encaminhamentos para resolver a questão”.

O reitor explicou como a instituição vem sobrevivendo a isso e ao orçamento de 40 milhões de reais. “Trabalhamos no limite pelo bem-estar da nossa população acadêmica, sabemos e trabalhamos com três situações e uma inclusive de ter a queda de 15% dentro do real valor que nós temos. São R$ 40 milhões, mas que na prática só temos em mãos 2 milhões e 800 mil reais para fazer a universidade andar. Ainda estamos em débitos com alguns dos nossos fornecedores de serviço, mas estamos trabalhando para fechar o ano bem”, relata.

Além disso, Diniz falou sobre alguns dados. “Saímos de 678 mil reais para 340 mil reais em aluguéis mensais e das 245 propostas apresentadas já efetivamos 161 delas, cerca de 65% de um total de 100%”.

O representante da classe acadêmica aproveitou a presença do vereador Alaércio para questionar sobre alguns pedidos feitos ao governo municipal, como a poda de árvores dos campi; a falta de segurança pública em torno dos câmpus; a iluminação precária levando a ter altos índices de assaltos e principalmente sobre a alteração das rotas do transporte coletivo. Sobre isso, o vereador lembrou que foi autor de um requerimento que solicitava um estudo da trafegabilidade do transporte coletivo para atender em especial o campus Tapajós. “Ouvi as demandas e mais uma vez vou solicitar explicações das secretarias pertinentes e do próprio prefeito Nélio Aguiar sobre essas obras. Fizeram a troca do Porto para o DER e em menos de 10 dias várias linhas de ônibus já mudaram seu itinerário para atender ao novo porto e aqui estamos parados. Isso não pode continuar”, finalizou Alaércio Cardoso.

Por Fernanda Rabelo – Assessora de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade