Carlos Martins solicita implantação da Farmácia Básica Popular em Santarém

O vereador Carlos Martins (PT), conseguiu aprovação de requerimento na Câmara de vereadores, solicitando ao poder executivo municipal, a implantação da Farmácia Básica Popular no município de Santarém. O objetivo é descentralizar a distribuição de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A criação de um programa que possa levar a farmácia básica, inicialmente aos municípios mais carentes, proporcionará a vinda de 40 medicamentos essenciais a que terão acesso as populações menos assistidas desses municípios, cumprindo assim o que assegura o direito à saúde.

Atualmente as Unidades Básicas de Saúde estão com dificuldade de distribuir esses medicamentos, por isso, a descentralização da distribuição desses medicamentos facilitará o acesso da população que necessita de atenção.

Dengue – Os casos de dengue dobraram em todo o Brasil em 2022, já são quase 465 mil casos da doença no Brasil. Um aumento de mais de 100% em comparação ao ano passado.

Além da dengue, o aedes aegpyti transmite outras doenças, como chikungunya e o zika vírus, que em grávidas, pode causar microcefalia nos bebês. No Brasil, foram registrados 1.480 casos de contaminação por zika, aumento de 31,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Santarém esse aumento ainda é considerado baixo, porém, as medidas de prevenção precisam ser adotadas. O vereador Carlos Martins (PT), solicitou ao através de requerimento que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realize ações de combate ao mosquito aedes aegpyti, bem como solicitar algumas informações das atuais providencias adotadas em relação à prevenção e combate ao vetor do zika vírus, dengue e chikungunya.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins