Carteirinhas de identificação são entregues a portadores de fibromialgia

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30/01, no auditório do CIAM, a entrega de 30 carteiras de prioridade para pessoas portadoras de Fibromialgia.

A iniciativa do Projeto de Lei foi do Vereador Alaércio Cardoso, onde apresentou a proposta que determina que os portadores da síndrome tenham atendimento prioritário em órgãos públicos; em empresas públicas; concessionárias de serviços públicos e empresas privadas dentro do município de Santarém. A Lei foi sancionada e entrou em vigor no dia 05 de dezembro de 2019.

“Hoje estou com muita alegria acompanhando esse momento histórico não só para Santarém, mas para todo o estado do Pará, nosso município é o primeiro no Estado a aprovar esse projeto. Cravei essa batalha desde 2018 quando em uma conversa com a coordenação nacional dos portadores da doença nos solicitaram esse PL. Parabenizou aqui a gestão do Prefeito Nélio e a todos os meus Pares pela sensibilidade de ver a importância desse avanço aos portadores da doença, muitas das vezes essas pessoas são descriminadas e humilhadas em filas. Fibromialgia não é frescura, é uma doença silenciosa e dolorosa” disse Alaércio.

O Prefeito Nélio Aguiar falou sobre a entrega das carteiras. “Estamos executando e colocando em prática o que foi discutido, aprovado e sancionado na lei. Até agora 42 portadores de fibromialgia já foram até a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar a carteirinha de identificação e hoje estamos imensamente felizes por estar entregando as 30 primeiras carteiras”.
Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com fortes dores no corpo todo e principalmente na musculatura.

Por Fernanda Rabelo – Assessora de Imprensa do Vereador Alaércio Cardoso