Com UPA exclusiva para Covid-19, HMS fica sobrecarregado e falta de profissionais piora o atendimento nas duas unidades; JK pede ação de Semsa e OS IMS

JK do Povão (PSDB)

O vereador JK do Povão (PSDB) reclamou, nesta terça-feira (26), durante a sessão remota da Câmara Municipal de Santarém, da falta de profissionais que vem comprometendo os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital Municipal “Dr. Alberto Tolentino Sotelo”. O parlamentar verificou a situação durante visitas realizadas na manhã daquele dia.

De acordo com JK, a movimentação na UPA, destinada pela Secretaria Municipal de Saúde apenas para atendimento de pacientes com Covid-19, a movimentação está tranquila, mas a falta de profissionais, como fisioterapeuta, compromete o serviço realizado pela unidade.

No HMS, o parlamentar constatou a falta de técnicos e enfermeiros, o que também vem sobrecarregando os profissionais que ali trabalham. “É um enfermeiro para 15 ou 18 pacientes, o que é inadmissível”, disse o vereador ao informar que um paciente chegou a cair do leito por causa da deficiência no acompanhamento por enfermeiros ou técnicos.

“Os profissionais se esforçam pelo bom atendimento, mas como aumentou a demanda no HMS depois que a UPA ficou exclusiva para pacientes com Covid, e não houve aumento no quadro de servidores, fica difícil para atenderem com qualidade todos que procuram o hospital”, acrescentou, ao pedir que a Secretaria Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde da Câmara cobrem do Instituto Mais Saúde, que administra o hospital, a contratação de mais enfermeiros e técnicos de enfermagem.

JK reclamou ainda no atraso em cirurgias eletivas, com pacientes que estão há mais de uma semana no setor de sutura aguardando procedimentos simples. Ele pediu que seja realizado um mutirão de cirurgia ou convênio com clínicas e hospitais particulares pata agilizar o tratamento de pacientes e desafogar o HMS.