Durante a sessão desta segunda-feira (30) na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Andreo Rasera (PL) fez um pronunciamento firme e carregado de críticas, colocando em pauta o impacto direto da alta dos combustíveis no bolso da população e cobrando ações urgentes dos órgãos de fiscalização.
Da tribuna, o parlamentar destacou o cenário internacional de instabilidade, citando os conflitos envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã, e relacionou os reflexos econômicos ao cotidiano dos santarenos. No entanto, Rasera enfatizou que, mais do que fatores externos, há uma realidade local preocupante: o aumento considerado abusivo nos preços da gasolina e do óleo diesel no município.
O vereador chamou atenção para a atuação de cerca de 220 PROCONs em todo o Brasil que já estariam fiscalizando postos de combustíveis e aplicando multas com base no Código de Defesa do Consumidor. Diante disso, cobrou diretamente o PROCON Municipal de Santarém, pedindo planejamento e ações efetivas de fiscalização. Segundo ele, há um “notório desrespeito” com trabalhadores que dependem diretamente do combustível para garantir sua renda, como motoristas de aplicativo, mototaxistas e profissionais do transporte.
Rasera também destacou que medidas adotadas pelos governos estadual e federal, como ajustes em tributos, têm como objetivo conter o aumento dos preços — o que, segundo ele, não estaria sendo refletido na prática local.Em outro ponto do discurso, o vereador criticou a falta de planejamento urbano em Santarém, citando problemas no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida, nos residenciais Moaçará 1 e 2. Ele apontou ausência de sinalização adequada e cobrou melhorias na infraestrutura viária, incluindo a implantação de faixa elevada para garantir mais segurança aos moradores.
Ao encerrar sua fala, Rasera fez críticas à atuação da Secretaria Municipal de Trânsito, afirmando que órgão está “muito atrás da realidade” e precisa acompanhar o crescimento e as demandas da cidade.
Por Loyana Melo – Assessora de Imprensa do vereador Andreo Rasera