Comissão de Direitos Humanos participa de reunião que discute implementação da “Patrulha Maria da Penha” na Comarca de Santarém

Presidente da 6ª Comissão, de Defesa dos Direitos Humanos, Juventude, Combate às Drogas e Segurança Pública, o vereador Pr. Angelo Tapajós (Republicanos) representou a Casa, na tarde desta segunda-feira (22/02), em reunião virtual com representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças de Segurança Pública dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. O debate foi chamado pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do
Estado do Pará (CEVID), para tratar da implementação da Patrulha Maria da Penha na Comarca de Santarém.
Representantes de Belém, Marabá e Itaituba participaram do encontro virtual e expuseram como foi realizada a logística para a efetivação do serviço nos respectivos municípios. Foi destacada por eles a necessidade de uma parceria entre os poderes com a força policial para executar o projeto nos municípios.
Um dos objetivos é beneficiar milhares de mulheres vítimas de agressão física, psicológica, combatendo o feminicídio e todas as formas de violência. A patrulha deve contribuir com a diminuição do número de casos e levar mais segurança para as mulheres no cumprimento de medidas protetivas contra o agressor. Foram pontuados por eles como surtiu efeito positivo nos casos de violência doméstica após esses municípios aderirem ao programa, que usaram também de tecnologia por meio de um aplicativo para fortalecer a eficácia do projeto. O investimento em capacitação específica aos profissionais que trabalham nas patrulhas e a importância do monitoramento das vítimas, também como do agressor.
Ao se pronunciar, Angelo destacou a importância das informações passadas na reunião e se comprometeu a repassar todo o conteúdo para a Casa Legislativa, sobretudo, aos pares integrantes da 6ª Comissão. O vereador enfatizou ainda a importância desse programa para o combate à violência contra a mulher e que, aliado com os outros poderes, o Legislativo estará disposto a elaborar um plano de trabalho para colocar o projeto em vigor.
Para o republicano, a execução desse projeto é de fundamental importância devido ao aumento do número de casos de agressão doméstica e feminicídios nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, nos últimos anos. O vereador acredita que, após Santarém implementar o projeto da Patrulha Maria da Penha, contará com mais um recurso no combate à violência contra as mulheres.
Por Welder Souza – Assessor do vereador Pr. Angelo Tapajós.