Comissão de vereadores visita unidades de saúde de Alter do Chão

Alba Leal (MDB)

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém nesta segunda-feira (10), a vereadora Alba Leal (MDB) destacou a visita da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Casa à vila de Alter do Chão para conhecer a realidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas e Unidade Básica Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi verificada a disponibilidade de medicamentos e insumos, assim como o dimensionamento de pessoal e a estrutura física do prédio.

Durante a vistoria, a presidente da Comissão de Saúde Alba Leal conversou com os servidores das unidades para levantar informações.

“A UBS 24 horas Alter do Chão precisa de algumas adequações na parte estrutural, equipamentos e aparelhos essenciais. Já a ESF é uma unidade bem organizada. A farmácia está bem abastecida com medicamentos, insumos e EPI’s, porém precisa de ampliação do quadro de funcionários”, destacou.

Para o vereador Gerlande Castro (PSB), membro da Comissão, as inspeções são importantes para acompanhar de perto os anseios dos servidores e pacientes das unidades de saúde.

“É uma forma de conhecer as demandas e deficiências das UBS’s. Vamos levar ao executivo tudo que levantamos para que as medidas sejam tomadas”, comentou Gerlande.

UBS Fluvial Ailton Barros – A comissão visitou também à UBS Fluvial de Santarém. Na oportunidade foram esclarecidas as providências para melhoria do equipamento público. “Esse seria um equipamento muito importante para levar assistência médica de qualidade aos ribeirinhos. Mas constatamos uma estrutura grandiosa, infelizmente sem uso. A base foi inaugurada, mas nunca teve ação devido alguns procedimentos técnicos. Vamos cobrar informações e solicitar providências”, concluiu Alba.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Enf.ª Alba Leal.