O vereador professor Josafá Gonçalves (PL) reuniu com o prefeito de Santarém Nélio Aguiar (DEM), na manhã desta segunda-feira (01/03), para discutir os desafios relacionados à Educação em tempos de pandemia. O presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan) Jefferson Souza também participou do encontro.
Durante a reunião, foram debatidas estratégias que têm como objetivo garantir qualidade na Rede Municipal de Ensino, referência no Pará e em todo o Brasil. Dentre os tópicos, destacam-se a volta às aulas, a contratação de profissionais de apoio, educação infantil e a vacinação da classe.
Na sessão ordinária, na Câmara Municipal de Santarém, realizada nesta segunda-feira (01/03), na modalidade remota, o parlamentar ressaltou a preocupação com a situação dos alunos. “Muitas crianças não se matricularam para o ano letivo de 2021 e isso poderá se refletir diretamente na perda de recursos do MEC. Futuramente, a Prefeitura de Santarém poderá ser penalizada no repasse desses recursos”, comentou o parlamentar.
Ainda em fevereiro, o professor Josafá apresentou à Casa o requerimento n° 134/2021 solicitando as providências necessárias para inclusão dos profissionais da educação no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. “Nós, vereadores, temos um papel fundamental na luta pela vacinação dos professores e profissionais educacionais. Sim, precisamos retornar às aulas, mas com segurança para que mais nenhuma vida seja perdida”, argumentou, ao defender a vacinação da categoria.
Durante a sessão, o vereador manifestou pesar à família dos professores Jocilene Damasceno e Ricardo Damasceno, que faleceram no último fim de semana, em decorrência da Covid-19. “Nós, profissionais da educação, estamos de luto e sentimos muito a perda de dois professores da vila de Alter do Chão. Eles eram muito conhecidos em toda a região do Eixo Forte e também por toda a nossa classe, devido às contribuições para a educação municipal”, finaliza.
Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Prof.º Josafá