Criação de terras indígenas no planalto santareno é acompanhada com comissão de vereadores

Nesta segunda-feira (09/09), Rogélio Cebuliski começou o pronunciamento na Câmara Municipal de Santarém apresentando prestação de contas da viagem feita a Brasília, na semana passada. Gaúcho acompanhou a comissão de parlamentares que reuniu com a diretoria da FUNAI para tratar de questões relacionadas a terras indígenas.

A preocupação dos parlamentares é com a formação de vários grupos e territórios indígenas no planalto santareno. A equipe jurídica da Fundação Nacional do Índio explicou aos vereadores qual o processo para criação e proteção de áreas indígenas. Durante a visita em Brasília, os vereadores foram acompanhados pelo Deputado Federal Júnior Ferrari. Na ocasião, foi protocolado no gabinete do deputado, um pedido de emenda parlamentar, para construção de unidades de saúde nos bairros Jutaí e Urumari.

Durante o pronunciamento, Gaúcho também manifestou opinião quanto ao pedido de empréstimo do poder executivo, concordou com o acesso ao crédito para investimento na cidade, mas discordou com valor que, de acordo com o projeto, será investido na iluminação pública, R$ 40 milhões. “Nós queremos sim uma cidade iluminada, mas nós temos esses serviços, pode ser melhorado, pode ser ampliado, mas substituído”, enfatizou, sugerindo ainda que o recurso poderia ser aplicado em outras áreas. “Fazer empréstimo para trocar luminária? Porque não investem esse dinheiro na saúde, educação, vamos investir no que é necessário, vamos ter responsabilidade com o dinheiro público”.

Rogélio Cebuliski encerrou o pronunciamento convidando para se Sessão Tribuna Livre sobre Doações de Órgãos que será realizada nesta terça-feira (10/10).