O vereador JK do Povão (PSDB) foi à tribuna, durante o tempo de bancada, para fazer uma avaliação, na sessão ordinária desta segunda-feira (07). Citou que o prefeito, ao vir à Casa prestar contas, mostrou muitas coisas boas realizadas.
JK parabenizou a secretária de Educação Professora Maria José Maia pelo trabalho à frente da Pasta. Na
Infraestrutura, “graças ao empréstimo de 128 milhões, muitas ruas estão sendo asfaltadas”, ponderou o vereador, porém, tecendo críticas à ausência de planejamento para os bairros periféricos. Segundo ele, o secretário Daniel Simões, titular da pasta, esqueceu a periferia.
Principal tema das intervenções do peessedebista, a Saúde, de acordo com ele, nunca foi prioridade dos governos santarenos. “Continuamos com os mesmos problemas: falta de médico, enfermeiros sobrecarregados, superlotação”, apontou o vereador sobre o Hospital Municipal de Santarém, administrado pela OS Mais Saúde, a respeito da qual o parlamentar voltou a dizer que não tem condições de continuar gerindo a saúde em Santarém, sobretudo, por conta da dívida da organização que chega aos 15 milhões de reais.
Mesmo diante disso, JK reconheceu que “não podemos falar que não melhorou nada. O fluxo melhorou um pouco porque alguns serviços foram passados para a UPA 24h”.
O tucano enalteceu ainda à imunização contra a Covid-19. “Graças a Deus e à vacina, as pessoas não vieram a óbito na mesma quantidade que no mesmo período do ano passado”.
Por outro lado, JK se disse contra medidas que impeçam a realização de shows artísticos. Para ele, os eventos
dão trabalho para muitas pessoas e movimentam a economia. O vereador apontou que o certo seria cobrar ações dos governos na Saúde.
O parlamentar tratou também do problema da extração de RG no município e do abandono de quadras de esporte, praças e parquinhos, sobre as quais já procurou órgãos competentes e não obteve êxitos na resolução.
Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom/Câmara de Santarém