Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião-Dentista

0

O Dia Mundial do Dentista é comemorado no dia 3 de outubro, no entanto, no Brasil, comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro. E foi nesta data, em 1884, que um decreto imperial criou as primeiras Faculdades de Odontologia no país.

A primeira escola de Odontologia do mundo (Baltimore College of Dental Surgery) foi criada em 1840, nos Estados Unidos. No Brasil, o ensino odontológico iniciou-se ligado às faculdades de Medicina no Rio de Janeiro e na Bahia no ano de 1884.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que 35% dos brasileiros possuem algum problema na boca que necessita de intervenção ortodôntica. Significa dizer que não somente por estética, mas também por necessidade funcional, as pessoas procuram ou precisam passar por um tratamento com especialista. Apesar dos números, os dentistas apontam que mais da metade da população brasileira não vai a um consultório dentário uma vez ao ano, como é recomendado.

O dentista cuida, além da saúde bucal, da estética dos dentes. É esse o profissional responsável por extrair, restaurar, limpar e clarear dentes, instalar próteses, realizar cirurgias, combater doenças na gengiva, bochechas e na língua e fazer a orientação da higiene bucal.

Em alusão ao dia nacional do dentista, a Câmara Municipal de Santarém realiza nesta terça-feira (27), uma sessão especial para homenagear os profissionais de saúde bucal e Instituições Públicas, Particulares e não governamentais no município de Santarém.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade