Durante sessão, Biga Kalahari distribui material informativo aos vereadores sobre transgeneridade

0

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Biga Kalahari (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém para esclarecer sobre o seu pronunciamento da semana passada, que gerou repercussão nas redes sociais. O parlamentar explicou que seu discurso em defesa das crianças trans, foi mal interpretado por um membro do parlamento e por algumas pessoas.

Diante do ocorrido, o vereador iniciou a sua fala questionando os parlamentares se eles sabem o que é uma pessoa transgênero. Ao fazer a pergunta, Biga salientou que distribuiu aos vereadores um material informativo baseado em estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Academia Americana de Pediatria (AAP) que trata sobre a disforia de gênero, definida como um “desconforto ou sofrimento causado por uma discrepância entre a identidade de gênero de uma pessoa e seu sexo atribuído no nascimento”, relata o material distribuiu. Aos parlamentares, o petista informou o significado de transgeneridade, que consiste em uma pessoa que não se identifica com o gênero que nasce e, deu como exemplo, o vereador de São Paulo Thammy Miranda (PL) que desde criança não se identificava com o gênero feminino.

Biga acrescentou que todos vivem em uma sociedade pautada pela diversidade e, as propostas de políticas públicas devem ser feitas com base na realidade, que, segundo ele, é o papel de um legislador. Kalahari defendeu a discussão do assunto a sociedade, levando em consideração a existência das pessoas trans e, em Santarém, por causa dos relatos que recebeu de pais e mães afirmando que gostariam de projetos que informem a população sobre o assunto e trabalhe o respeito. “Vereador Carlos Martins e vereadora Alba Leal, que são da área da saúde, vocês devem ter conhecimento sobre o assunto. Essa pauta não é de Santarém, mas é discutida no mundo. Fiquei extremamente chateado pela forma que as pessoas trataram sobre o assunto nas redes sociais. Teve até um comunicador que agiu de má fé com as minhas falas. Levou a pauta para discussão de uma forma errada, passando informação equivocada para a população”, desabafou.

Por Daina Aben-Athar – Assessora de Imprensa do Vereador Biga Kalahari.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade