Elielton Lira fala sobre votação no senado da PDL de plebiscito do Estado do Tapajós

0

O vereador Elielton Lira (Avante) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, durante a sessão desta quarta-feira (10), para falar do PDL 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós, nos termos dos arts. 18, § 3º, e 49, XV, ambos da Constituição Federal, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A votação da matéria, programada para esta quarta, foi adiada porque o senador Marcelo Costa (MDB-PI) pediu vistas, com apoio do senador Jader Barbalho (MDB-PA).

Elielton lamentou a dificuldade imposta para retardar o processo.  “Esta região só poderá ter o grito de independência quando começarmos a votar diferente e em quem tem o verdadeiro comprometimento com nossa terra”, disse.

Sobre o projeto – O Projeto de Decreto Legislativo (PDL/508/2019) convoca plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós, mediante desmembramento do Estado do Pará. Criada, a nova unidade da federação abrangeria 23 Municípios. Assim, o primeiro passo para a criação de novo Estado, por desmembramento de Estado já existente, consiste na convocação de plebiscito para que a população diretamente interessada possa ser ouvida.

Elielton Lira também destacou que irá apresentar na Câmara Municipal de Santarém, um pedido para que os senadores venham a Santarém para fazerem parte de uma audiência pública com os vereadores da região do Tapajós e discutir a realidade que os municípios enfrentam.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade