Em agenda na capital, Biga solicita projetos para Santarém em vários setores

O vereador Biga Kalahare (PT) cumpre esta semana, em Belém, agenda com secretários estaduais. Nesta terça-feira (20), o parlamentar esteve reunido com os titulares das pastas de Esporte e Lazer, da Articulação por Cidadania e dos Povos Indígenas. No dia anterior, a audiência foi na Secretaria Estadual de Cultura.

Biga e Cássio Andrade.

Com o Secretário Estadual de Esporte e Lazer Cássio Andrade, Kalahare discutiu diversas propostas para Santarém. Entre os itens da pauta, o vereador pediu o apoio da secretaria para o Festival Folclórico do município, que ocorre no mês de agosto, em Santarém. Devido ao grande público que assiste às apresentações, o petista solicitou que o evento seja realizado na Arena Estadual do Oeste do Pará, onde a população terá mais comodidade para acompanhar as danças e os grupos terão uma estrutura melhor.

Biga também tratou sobre o assunto com a Secretária Estadual de Cultura Úrsula Vidal, que avaliou a proposta positivamente e afirmou que a SECULT vai colaborar com a cultura do município. Outro projeto apresentado à titular da pasta foi a “Casa do Artesão” , um local de integração entre os artistas plásticos de Santarém e de fomento cultural e Empreendedorismo. Biga solicitou a implantação do espaço no município para o fortalecimento da cultura oriunda das comunidades de Santarém, que são ricas em especiarias, produtos e na culinária.

Biga e Igor Normando.

Com o Secretário Estadual de Articulação da Cidadania Igor Normando, Biga tratou sobre a proteção dos animais. O vereador pediu apoio para projetos que articula na área. Biga deve solicitar o Pará Pet para Santarém.  O Programa Estadual de Castração de Cães e Gatos tem a missão de evitar procriação descontrolada de animais domésticos, bem como a propagação de zoonoses. De acordo com Igor Normando, a Secretaria, juntamente com o vereador, deve reunir com protetores de animais em Santarém.

Puyr Tembé recebeu Kalahare

A agenda do parlamentar finalizou na terça-feira com a visita à primeira Secretária Estadual dos Povos Indígenas Puyr Tembé. Na ocasião eles dialogaram sobre vários assuntos, e entre eles, sobre a necessidade de escolas indígenas estruturadas em Santarém. “Precisamos que as comunidades indígenas tenham escolas adequadas para o ensino deles. Infelizmente, muitas estão esquecidas. Pensando nisso, nós viemos pedir que o estado possa melhorar a educação para os indígenas. Nós colocamos nosso mandato à disposição na luta em prol dos povos indígenas do baixo e médio tapajós”, pontuou.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare