O primeiro vice-presidente da Câmara de Santarém Jandeilson Pereira (DEM) repercutiu na tribuna, nesta terçafeira (22), a viagem que fez a Brasília, nos dias 15 e 16 de fevereiro, onde falou com Jairo Gund, secretário adjunto da Pesca pelo Ministério da Agricultura. O vereador inseriu que, além das demandas específicas dos pescadores de Santarém, ouviu do Governo Federal sobre o programa de financiamento de até R$ 250 mil para atividades pesqueiras, ao que Jandeilson buscou saber se o pescador pode ser contemplado. De acordo com a resposta obtida, há uma viabilidade para que o trabalhador tenha acesso, por meio de uma carteira.
Jandeilson também abordou as investigações a respeito da suspeita de relação do consumo de peixe com a doença da urina preta. “Não tem nada que comprove que seja vindo de peixe. Sempre defendi a qualidade do pescado”, ressalta. Ele destacou que o comércio de peixes voltou ao normal.
Acerca do assunto principal que o levou à capital federal, qual seja, o recadastramento dos pescadores que está
sendo feito pela Colônia de Pescadores Z-20, o vereador disse ter ficado feliz com a disponibilidade do secretário adjunto em resolver a demanda. A empolgação é tanta que, de acordo com Jandeilson, Gund pretende visitar Santarém em maio deste ano.
O democrata finalizou contando que esteve com o deputado federal Júnior Ferrari (PSD), com quem discutiu a
entrega de lanchas em regiões de rios.
Por Jefferson Santos – jornalista da Ascom da Câmara Municipal de Santarém