Foi aprovado, durante a sessão ordinária desta terça-feira (01), na Câmara Municipal de Santarém, um Projeto de Lei de autoria do vereador Carlos Silva (PSC), que obriga estabelecimentos comerciais como lanchonetes, bares, casas noturnas e restaurantes a fixarem cartazes informando a disponibilidade do “Drink La Penha”, uma forma de auxiliar as mulheres que se sintam ameaçadas ou coagidas por outra pessoa. O projeto de Lei será estabelecido em todo Município de Santarém.
Carlos Silva explicou que a proposta objetiva promover instrumentos de auxílio para as mulheres em situação de violência, pois é mais um mecanismo para ajudar a protegê-las, diante de tantas atrocidades a que muitas são submetidas. A medida batizada de “Drink La Penha” trata-se de um falso drink que no decorrer do pedido feito pela mulher que sente em risco de agressão ou abuso, sinaliza aos funcionários do estabelecimento que precisa de ajuda. Com o uso do código ela pode ser retirada do local com ajuda de acompanhante e fazer queixa policial.
“A mulher que sai de casa para curtir, para se divertir, não significa que ela está em busca de homem, mas sempre tem aquele indivíduo para assediá-la. Por isso o “Drink La Penha” vai ajudar a coibir esse tipo de elemento”, expressou Carlos Silva.
Profissionais do Centro de Referência Maria do Pará compareceram à Câmara Municipal de Santarém para acompanhar a votação do Projeto de Lei. “É um projeto muito importante para a coibição da violência contra a mulher e vai com toda certeza somar com todo o trabalho que viemos fazendo, para proteger as mulheres. É mais um apoio. Espero que ele não demore a ser colocado em prática”, ressaltou a psicóloga Altair Miranda, do Centro de Referência Maria do Pará.
Por Heloisa Pinheiro – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Silva