Em “Semana da Mulher”, Poder Legislativo realiza Sessão Especial para render homenagens e destacar conquistas e anseios femininos

A Câmara Municipal de Santarém homenageou 21 mulheres dos mais diversos setores da sociedade, juntas elas representaram todas as santarenas. Mesmo em um período de pandemia, a tarde foi comemorativa ao dia de luta e conquistas femininas. Por conta dos protocolos sanitários, apenas os vereadores ocuparam o plenário, enquanto as agraciadas acompanhavam a sessão do Plenarinho, uma sala separada no ambiente da Câmara.

O novo protocolo evita aglomeração e permite a entrega da honraria. “Esta sessão é uma tradição na Câmara, mesmo em tempos de pandemia e restrições é um momento importante para mostrar a importância da mulher para a sociedade”, destacou Ronan liberal Jr (MDB), presidente da Casa Legislativa.

A sessão especial comemorativa ao Dia da Mulher foi presidida pela vereadora Alba Leal (MDB) em parceria com Adriana Almeida (PV). A emedebista iniciou a sessão destacando que a mulher precisa ser valorizada, independente da profissão ou missão, e lembrou que “a violência ainda é uma realidade e só o empoderamento pode resgatar o valor e a autoestima da mulher”.A primeira homenageada da tarde foi a médica Lívia Corrêa, intensivista no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Ela destacou que a mulher vem conquistando cada dia mais espaço. “É gratificante ver o quanto a mulher conseguiu crescer e conquistar espaço nos últimos anos”. A honraria foi entregue pela vereadora Adriana Almeida. Durante o pronunciamento, Adriana enfatizou que, “além de médicas, estão presentes professoras, esportistas, empreendedoras sociais, agentes de limpeza, mulheres que dedicaram tempo e esforço pelo crescimento da família e fortalecimento da sociedade”.Dr.ª Kalista Borges, médica oncologista há 12 anos, compartilhou a honraria que recebeu do vereador Enf.º Murilo Tolentino (PSC) com todas as mulheres, em especial as profissionais de saúde que atuam na linha de frente. “Esta é uma data de convicção de um mundo melhor, de uma equidade social, de que as mulheres representam um papel fundamental na nossa sociedade”, frisou ao receber a homenagem.Para a professora Mariléa Rocha Rêgo, que recebeu do presidente da Casa a homenagem do vereador Jandeilson Pereira (DEM), licenciado para tratamento de saúde, a data 08 de março é um dia para celebrar a luta de cada uma e de todas. “Hoje meu sentimento é de gratidão; reconhecimento é algo que todo ser humano gostaria de ter”, disse a professora ao dedicar a honraria a todas as mulheres da Várzea, onde atua.A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito compôs a mesa de trabalhos na sessão comemorativa e foi agraciada pelo vereador Elielton Lira (Avante); a honraria foi um reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela assistência social. “Temos esse desafio, Santarém é uma cidade de grande porte, estamos num período de pandemia e a gente precisa mais que nunca fazer esse acolhimento e acompanhamento”, disse Celsa.

Para os vereadores, a sessão desta terça-feira é de grande relevância, pois mostra de forma simbólica o quanto a mulher contribuiu para o desenvolvimento de Santarém em diferentes áreas, lembra a luta das mulheres que antes não votavam e hoje são legisladoras, luta que continua até hoje no enfrentamento ao preconceito e à violência.

“Uma homenagem às mulheres santarenas, às mulheres do mundo todo, pela luta que representa o dia 08 de março, todas as conquistas que vieram à base de muito sofrimento, humilhações”, declarou o vereador Junior Tapajós (PL).

No final da sessão, os 19 parlamentares da Câmara de Santarém presentes entregaram homenagearam as duas vereadoras da Casa Adriana Almeida e Alba Leal.