Em sessão, Carlos Martins lamenta demora no avanço da vacinação no município e destaca as melhorias na UPA após determinação judicial

Na Sessão desta terça-feira (13), o vereador Carlos Martins (PT) lamentou sobre a demora no avanço das vacinações contra a Covid em Santarém e reforçou a necessidade do envio de mais doses para o município.

“No vacinômetro da Sespa, cerca de 27 mil pessoas foram imunizadas em Santarém, e no total já foram liberadas 42.360 doses, sendo 27.986 para a primeira dose e 4.851 para a segunda dose, mas esse número ainda não atinge 10% da população, enquanto que Belém já vacinou 22%. Quando a gente vê o ranking nacional das vacinações nas capitais, Belém aparece em primeiro lugar. Belém recebe as doses do Governo do Estado assim como nós, e o argumento dado pela Prefeitura é que lá é uma porta de entrada para o sistema e que eles precisavam criar um barreira imunológica. Esse é o mesmo motivo para que nosso município também receba mais doses, porque Santarém é um polo regional, recebe pacientes de outros municípios e está próxima do Amazonas. Nós precisamos de mais doses de vacinas para que consigamos atingir 60% a 70% da população para criar de fato uma verdadeira imunização coletiva”, explicou Carlos Martins.

Ainda em sua fala, o parlamentar abordou sobre as medidas cumpridas pela UPA após determinação da justiça e defendeu a valorização do SUS.

“Foi necessária uma decisão judicial para que a UPA contratasse mais médicos, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas para esse momento tão delicado na saúde. O que nós precisamos é valorizar os nossos trabalhadores para que possamos enfrentar essa pandemia. Nosso objetivo aqui, é defender o Sistema Único de Saúde, garantir a vacinação para todas as pessoas o mais breve possível porque essa é a melhor forma de controlar a pandemia, e também dar melhores condições de trabalho para os nossos profissionais de saúde”, destacou Carlos.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins