Enfermeira Alba destaca ações na área de mobilidade, saúde bucal e fitoterapia

0

Nesta terça-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) utilizou a tribuna para apresentar importantes avanços em áreas como mobilidade urbana, saúde bucal e fitoterapia no município.

A parlamentar iniciou seu discurso agradecendo ao Secretário de Mobilidade e Trânsito, Adelcinei Queiroz de Carvalho, pelo atendimento a requerimentos que resultaram na implantação de redutores de velocidade e na revitalização da sinalização horizontal em ruas de grande fluxo no bairro Santarenzinho. Segundo Alba Leal, as demandas atendidas refletem um diálogo constante com o secretariado e com a população, garantindo devolutivas efetivas às necessidades apresentadas.

Outro ponto destacado foi o anúncio do pagamento do rateio do incentivo financeiro recebido pela atenção à saúde bucal no município, previsto para o final de outubro. O tema foi amplamente debatido em reunião com representantes da categoria, o contador Romilson Moura e a procuradora municipal Paula Piazza. “Esse recurso, que é um direito dos profissionais, já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Agradeço ao Poder Executivo pela sensibilidade em garantir esse pagamento”, enfatizou a vereadora.

Enfermeira Alba também ressaltou a importância da audiência pública realizada pela manhã para discutir a implementação do Programa Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar destacou o potencial das mais de 200 mil espécies de plantas medicinais existentes na Amazônia, cuja utilização é pouco conhecida pela população. “Esse debate é essencial para trazer lideranças, especialistas e a sociedade para dialogar sobre o uso racional e seguro de medicamentos fitoterápicos”, afirmou.

Durante a audiência, foi discutido o Projeto de Lei Nº 3.789/2023, que tramita nas comissões temáticas da Câmara, e propõe a criação do Programa Farmácia Viva no município, permitindo o acesso a recursos federais para a produção e dispensação de fitoterápicos no Sistema Únicos de Saúde (SUS) em Santarém. “Com esse programa, poderemos reduzir os custos de medicamentos comerciais e aproveitar os recursos naturais que a nossa região oferece. Peço o apoio dos colegas vereadores para aprovarmos essa iniciativa tão importante para a saúde da população”, concluiu.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade