Enfermeira Alba Leal pede ao governo do Pará construção do Hospital da Mulher em Santarém

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), a Vereadora Enfª Alba Leal (MDB) demonstrou seu compromisso com a saúde da mulher ao discutir a indicação protocolada ao governo do Estado, solicitando a construção de um Hospital da Mulher no município. Enfermeira e representante do povo, a vereadora ressaltou os inúmeros benefícios que a iniciativa trará, não apenas para Santarém, mas também para os 20 municípios que pactuam serviços especializados na cidade.

“O Hospital da Mulher proposto não será apenas um centro de tratamento para doenças específicas, mas também um espaço de acolhimento e cuidado integral, oferecendo uma ampla gama de serviços, desde consultas ginecológicas até tratamentos especializados. O hospital também terá o papel preventivo e educativo, trazendo impactos positivos nas vidas das mulheres da nossa cidade”, destacou.

Alba Leal também compartilhou detalhes sobre sua reunião com a psicóloga do Hospital Municipal de Santarém, Narjara Dantas, para discutir a programação da Carreta do Hospital do Amor, que estará de 03 a 29 de setembro no estado, proporcionando atendimentos especializados para as mulheres no dia 28 de setembro em Santarém. Durante a reunião, a parlamentar ressaltou a importância do atendimento ser realizado em áreas periféricas abrangendo diversos bairros com demandas reprimidas na área da saúde.

“Esta será a segunda vez que a Carreta do Hospital do Amor visita Santarém. Esta iniciativa visa fornecer atendimento de especialidades para as mulheres, contribuindo para a diminuição de demandas reprimidas principalmente nas áreas mais distantes dos serviços de saúde. Futuras reuniões de planejamento serão feitas para que possamos alinhar todas as ações e garantir o sucesso desta iniciativa”, completou.

A parlamentar encerrou seu discurso falando sobre a reunião convocada pela Comissão Pró-Emancipação do Distrito de Lago Grande do Curuai, realizada na última sexta-feira no Plenário da Câmara. Durante o encontro, foi protocolado um documento solicitando uma consulta popular na Região do Lago Grande, a ser realizada junto com as eleições de 2024 no dia 06 de outubro. Diversos representantes, incluindo o deputado federal Henderson Pinto (MDB), o secretário regional de Governo José Maria Tapajós, e o presidente da Comissão Pró-Emancipação do Distrito de Lago Grande o Curuai (Copemlago) João Sousa e representantes da população estiveram presentes e reforçaram o compromisso com o desenvolvimento regional.

Alba Leal destacou ainda que solicitou à Secretaria Municipal de Saúde um estudo de viabilidade para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Novo Horizonte, demonstrando seu comprometimento com a saúde comunitária.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereador Enfª Alba Leal