Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, na tarde desta quarta-feira (15), a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB) protocolou duas indicações para fortalecer o sistema de saúde do município. A parlamentar sugeriu à Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a solicitação ao Ministério da Saúde o componente de “sala de estabilização” para duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) de regiões do interior.
As indicações aprovadas pelo plenário sugerem o serviço nas vilas de Alter do Chão, na região do Eixo Forte, e Curuai, no Lago Grande. “Estas salas de estabilização são de vital importância, pois recebem um aporte financeiro mensal de R$ 65 mil do Ministério da Saúde. A implantação dessas estruturas nos distritos de Alter do Chão e Curuai será fundamental para aprimorar os serviços de saúde oferecidos em nosso município. É imprescindível que pacientes em estado grave possam receber estabilização médica adequada por equipes capacitadas nas unidades de saúde locais, antes de serem transferidos para centros de saúde maiores através de ambulâncias ou aviões anfíbios”, explicou.
A vereadora Alba Leal ressaltou a importância dessas indicações, destacando que a implementação das salas de estabilização não implicará em custos adicionais para o tesouro municipal, uma vez que os recursos já são disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Requerimentos – Nas demais matérias apresentadas por Alba Leal, e aprovadas em plenários, são encaminhadas solicitações às secretarias municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Urbanismo (Semurb), Infraestrutura (Seminfra) e Saúde (Semsa)
À Semurb, Alba pediu serviços de limpeza e poda de árvores do canteiro central da avenida. Moaçara, entre BR 163 e avenida Curuá-Una. E que, em parceria com a Semap, realize a poda de redução nas árvores localizadas no canteiro central da travessa Antônio Justa, entre as avenidas Borges Leal e Plácido de Castro, no bairro Caranazal.
Já para a Seminfra, a emedebista requereu a desobstrução de canaleta e recuperação asfáltica em ambos os lados do cruzamento da rua Antônio Bastos com avavenida Borges Leal, também no bairro Caranazal; assim como a reposição da tampa do bueiro localizado no cruzamento da travessa Frei Ambrósio com avenida Tapajós, no bairro Fátima.
Já à SEMSA, foi solicitada a construção de uma UBS Porte III para atender aos bairros Aparecida e Caranazal, com adequação do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal