O vereador Erasmo Maia (União Brasil), manifestou da tribuna da Câmara Municipal de Santarém, durante a sessão desta segunda-feira (13), preocupação com o número de páreas urbanas ocupadas irregularmente em Santarém. Ele defende ação mais rigorosa do Município para evitar o descontrole da situação.
“Eu trago, na tarde de hoje, a preocupação mais aprofundada ainda com relação a esse tema em Santarém, porque nós precisamos definir se é invasão, ocupação, direito à moradia, conflitos agrários. Porque, hoje, muito do que está acontecendo nessas situações, que são criadas, acredito eu, é porque o Município não age nas suas áreas, tornando complexo o tema, porque as pessoas ficam incentivando a ocupação de terrenos públicos e privados, questionando a propriedade”, comentou.
Erasmo ressaltou que foi informado, quando estava à caminho da Câmara, a informação de uma liderança da Nova República já indicando uma invasão no Saubal. “A gente sabe que é uma Área de Proteção Permanente (APP) e isso evolui para situações que, de repente, pode acontecer o descontrole. Se o município não agir, não entrar na defesa das suas áreas e da legalidade de loteamentos, nós vamos, em curto espaço de tempo, ter problemas com relação à moradia, falta de serviços públicos porque, o que está acontecendo, na realidade, é que a Prefeitura, através do Prefeito Nélio, realizou diferente de outros governos os investimentos da área de infraestrutura. Ele fez a periferia participar também da movimentação da cidade, entregou a orla – que há mais de 20 anos estava iniciada -, fez a Moaçara juntamente com o governo do estado, dando um novo olhar de ocupação para aquela área, ali também no Saubal. Semana passada inauguramos a estrada do Pajuçara. E isso também movimenta a especulação imobiliária, o que cria dificuldades na organização da cidade”, completou.
Por Ronei Oliveira – Assessor da ASCOM/CMS