Estudantes de Santarém reclamam de bloqueio no cartão de meia passagem

O Vereador Dayan Serique recebeu uma série de reclamações por parte dos estudantes do ensino técnico a respeito do cartão de meia passagem, o passe estudantil. Durante a sessão de quarta-feira (04), o parlamentar usou o tempo na tribuna para pedir explicações ao Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Santarém e Belterra (Setrans) sobre tais denúncias. De acordo com os alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), está havendo um limite diário para uso do cartão, quem precisa se deslocar mais de uma vez durante o dia para chegar à escola ou realizar atividades extraclasse não consegue. Tem ainda aqueles que pegam mais de uma condução para ir e voltar. Dayan encaminhou à Setrans um pedido de informações, no qual questiona se existe algum tipo de limitação de uso do passe estudantil pelos estudantes nos transportes coletivos do município de Santarém? “Estamos apurando essas reclamações, os estudantes não podem ser prejudicados, pois dependem do passe estudantil para andar de ônibus e os problemas atingem quem mora mais longe e precisa usar o transporte coletivo para de deslocar”, lembrou Serique. Têm direito ao passe, estudantes de escolas públicas e privadas, cursos técnicos, profissionalizantes e universitários. Além de benefícios como meia-entrada em eventos culturais, cinemas, shows. A carteira estudantil pode ser emitida durante o ano todo. Legislação A Lei Municipal nº 14.998/1994, de autoria do vereador Raimundo Navarro (pai do vereador Dayan Serique), assegurou o direito a meia passagem aos estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, profissional e tecnológico. Posteriormente o benefício foi ampliado virando passe estudantil. Sendo reduzido para 1/3 do valor da tarifa.

Texto produzido, editado e revisado pela Assessoria do vereador Dayan Serique