“Falta de empatia, amor e respeito”, destaca vereador Biga Kalahare sobre ataques que está sofrendo na internet

Na sessão ordinária desta segunda-feira (31), o vereador Biga Kalahare (PT) utilizou a tribuna para se pronunciar sobre os ataques que vem sofrendo em uma rede social. O parlamentar iniciou o discurso relatando que nesta manhã registrou um boletim de ocorrência na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém. O petista destacou que os ataques ocorrem há muito tempo, mas se intensificaram após o seu ingresso no parlamento.

No relato, Kalahare falou que as últimas ofensas estão acontecendo após ele ter participado do ato “#29M”, ocorrido no último dia 29 de maio, no qual participou por iniciativa própria e pelo seu ideal político. Kalahare disse que alguns agressores utilizam páginas nas redes sociais para difamar e ofender pessoas. “Falta de empatia, falta de amor, falta de respeito injuriar a alguém para ganhar likes, isso é algo que não pode acontecer”, frisou.

Ainda no seu discurso, o petista acrescentou que se sentiu mal ao ir à delegacia para registrar a ocorrência, pois acredita que não deveria, em pleno século XXI, retratar essas questões, por ser gay. Biga chamou a atenção para o respeito e pediu que todos pudessem agir com amabilidade. Declarou que a comunidade LGBTQIA+ não precisa ser aceita, mas, respeitada. “Eu sou pobre e tenho educação, minha mãe me deu educação, sei respeitar o próximo independente da condição sexual, da cor, de títulos. E eu peço que me respeitem independente da minha orientação e condição sexual”, enfatizou.

O Poder Legislativo se mostrou solidário ao vereador e repudiou os ataques contra o parlamentar. Durante a sessão, o presidente da casa, Ronan Liberal JR. (MDB), leu a nota emitida pela Câmara:

“A Câmara Municipal de Santarém tem um de seus parlamentares, o vereador Biga Kalahare (PT), primeiro vereador desta Casa assumidamente homossexual, como alvo desse problema, e vem a público manifestar repúdio aos ofensores do referido parlamentar, que se utilizaram de meios digitais para proferirem palavras discriminatórias e preconceituosas contra ele.

Nesse sentido, o Poder Legislativo Municipal não se furta e jamais se furtará ao dever de fomentar o objetivo fundamental da República de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A Câmara, portanto, presta total e irrestrito apoio ao parlamentar atingido pelas violações constatadas, que buscam disseminar, criminosamente, em exercício explícito de inadmissível intolerância, o ódio público contra a sua pessoa, em razão de sua orientação sexual.”

No mês que marca a luta contra a LGBTfobia, Biga tratou sobre o tema na sessão do dia 17 de maio. O petista disse que é necessário que a sociedade lute contra a homofobia e seja mais tolerante com a comunidade LGBTQIA+. Sobre o último episódio, Kalahare disse em suas redes sociais que será resistência e que não se calará para os agressores.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare