Fonoaudiólogos celebram 40 anos de profissão com sessão especial na Câmara Municipal de Santarém

Nesta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Santarém foi palco de uma homenagem aos 40 anos da Fonoaudiologia no Brasil, comemorados em 09 de dezembro. A sessão especial foi solicitada pelo vereador Júnior Tapajós (PL) e homenageou 11 profissionais que atuam no município.
A lei 6.965, publicada em 1981, reconheceu o exercício da profissão de Fonoaudiólogo, marcando a organização de um curriculum mínimo de formação profissional que organizou os primeiros cursos existentes no Brasil dando à Fonoaudiologia status de profissão. No mesmo ano foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia com a incumbência de fiscalizar e normatizar o exercício legal da profissão.
O Sistema Único de saúde possibilita o atendimento a estes profissionais, como explicou Irlane Figueira, coordenadora municipal da Atenção Básica, que na sessão representou a Secretaria de Saúde de Santarém. “Pacientes podem procurar as unidades básicas de saúde que serão referenciados para o atendimento via regulação da Semsa. São profissionais importantes para que o sistema de saúde seja forte e integrado”, explicou.
O profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz, hoje conta com 14 especialidades. Está presente nas redes de assistência à saúde do SUS, em clínicas, consultórios, hospitais, home care, asilos, escolas, instituições de ensino, gestão de serviços, empresas, emissoras de rádio, TV, indústrias e conquista a cada dia mais espaços e reservas de mercado.
Na sessão especial, onze profissionais foram homenageados, representando os demais membros de um grupo forte e atuante que desenvolve atividades profissionais em Santarém e Baixo Amazonas. A fonoaudióloga Josilene Galúcio representou os profissionais na mesa de trabalho. Enfatizou a
necessidade de expandir as áreas de atuação. “Durante muito tempo ficamos limitados aos nossos consultório, demoramos a perceber que somos fundamentais para muitas profissões e para a reabilitação multiprofissional”, argumentou.
A paranaense Elicéia Burgana Krubnik, que se considera santarena de coração, ao falar em nome dos profissionais, agradeceu à cidade que a recebeu. “Estou há 20 anos em Santarém, vim pra cá exercer esta profissão, e hoje estou muito feliz por ver a atuação da nossa classe em várias áreas. Para nós este é um dia de celebrar”, festejou.
A fonoaudiologia tem crescido e se fortalecido na região. Isso se refletiu na criação, em 2018, do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª região, desmembrando os estados da região Norte, que até então ficavam sob a jurisdição da 5ª região com sede em Goiânia.
O vereador Júnior Tapajós enfatizou este avanço. “Em 40 anos, podemos afirmar que a fonoaudiologia ampliou seus horizontes de atuação profissional, fundamental para recuperação de pacientes e orientação de desenvolvimento saudável desde o nascimento, essa sessão é um reconhecimento da Câmara Municipal de Santarém”, frisou.
Estiveram na mesa oficial de trabalhos Presidente em exercício da Câmara Municipal de Santarém Alysson Pontes; autor da sessão Júnior Tapajós; Comissão de Saúde vereador enfermeiro Murilo Tolentino; secretário municipal de Esporte e Lazer Ezequiel Aquino, representando o prefeito Nélio Aguiar; coordenadora da Atenção Básica Irlane Figueira, representando a Secretaria de Saúde; e a fonoaudióloga Josilene Galúcio, representando os profissionais.
Homenageados:
1. Patrícia Pereira Leal Rego