Fonoaudiólogos celebram 40 anos de profissão com sessão especial na Câmara Municipal de Santarém

0

Nesta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Santarém foi palco de uma homenagem aos 40 anos da Fonoaudiologia no Brasil, comemorados em 09 de dezembro. A sessão especial foi solicitada pelo vereador Júnior Tapajós (PL) e homenageou 11 profissionais que atuam no município.
A lei 6.965, publicada em 1981, reconheceu o exercício da profissão de Fonoaudiólogo, marcando a organização de um curriculum mínimo de formação profissional que organizou os primeiros cursos existentes no Brasil dando à Fonoaudiologia status de profissão. No mesmo ano foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia com a incumbência de fiscalizar e normatizar o exercício legal da profissão.
O Sistema Único de saúde possibilita o atendimento a estes profissionais, como explicou Irlane Figueira, coordenadora municipal da Atenção Básica, que na sessão representou a Secretaria de Saúde de Santarém. “Pacientes podem procurar as unidades básicas de saúde que serão referenciados para o atendimento via regulação da Semsa. São profissionais importantes para que o sistema de saúde seja forte e integrado”, explicou.
O profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz, hoje conta com 14 especialidades. Está presente nas redes de assistência à saúde do SUS, em clínicas, consultórios, hospitais, home care, asilos, escolas, instituições de ensino, gestão de serviços, empresas, emissoras de rádio, TV, indústrias e conquista a cada dia mais espaços e reservas de mercado.
Na sessão especial, onze profissionais foram homenageados, representando os demais membros de um grupo forte e atuante que desenvolve atividades profissionais em Santarém e Baixo Amazonas. A fonoaudióloga Josilene Galúcio representou os profissionais na mesa de trabalho. Enfatizou a
necessidade de expandir as áreas de atuação. “Durante muito tempo ficamos limitados aos nossos consultório, demoramos a perceber que somos fundamentais para muitas profissões e para a reabilitação multiprofissional”, argumentou.
A paranaense Elicéia Burgana Krubnik, que se considera santarena de coração, ao falar em nome dos profissionais, agradeceu à cidade que a recebeu. “Estou há 20 anos em Santarém, vim pra cá exercer esta profissão, e hoje estou muito feliz por ver a atuação da nossa classe em várias áreas. Para nós este é um dia de celebrar”, festejou.
A fonoaudiologia tem crescido e se fortalecido na região. Isso se refletiu na criação, em 2018, do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª região, desmembrando os estados da região Norte, que até então ficavam sob a jurisdição da 5ª região com sede em Goiânia.
O vereador Júnior Tapajós enfatizou este avanço. “Em 40 anos, podemos afirmar que a fonoaudiologia ampliou seus horizontes de atuação profissional, fundamental para recuperação de pacientes e orientação de desenvolvimento saudável desde o nascimento, essa sessão é um reconhecimento da Câmara Municipal de Santarém”, frisou.
Estiveram na mesa oficial de trabalhos Presidente em exercício da Câmara Municipal de Santarém Alysson Pontes; autor da sessão Júnior Tapajós; Comissão de Saúde vereador enfermeiro Murilo Tolentino; secretário municipal de Esporte e Lazer Ezequiel Aquino, representando o prefeito Nélio Aguiar; coordenadora da Atenção Básica Irlane Figueira, representando a Secretaria de Saúde; e a fonoaudióloga Josilene Galúcio, representando os profissionais.
Homenageados:
1. Patrícia Pereira Leal Rego
2. Noele Socorro Correa dos Reis
3. Daniely Cássia Martins
4. Michael Frank Soares Sabino
5. Maria do Carmo Costa Neta
6. Josilene Galúcio Monteiro
7. Izabel Alice de Figueiredo Milani
8. Dulzana de Sousa Marinho
9. Edilúcia Irinéia Pereira dos Santos Lima
10. Diana Santos Fonseca Pedroso
11. Elicéia Burgana Krubnik

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade