Hospital Regional do Baixo Amazonas incentiva a doação de órgãos

O HRBA é referência para 1,3 milhão de pessoas no tratamento de doenças de média e alta complexidade. Desde 2012, o Regional do Baixo Amazonas é habilitado pelo Ministério da Saúde para captação múltipla de órgãos.

Já foram realizadas 36 captações que resultaram na doação de 141 órgãos até agosto de 2020. A unidade agora busca habilitação para a realização de transplante de córnea.

“A partir de incentivos da Pró-Saúde e do Governo do Estado, nos tornamos também uma unidade com um consolidado serviço de transplantes de rins, alcançando a marca de 62 transplantes até este mês de setembro”, explica Hebert Moreschi, diretor Hospitalar do HRBA.

As buscas por doadores de órgãos são realizadas diariamente pela equipe da OPO em diversas unidades de saúde na região do Baixo Amazonas. Quando identificado o possível doador, é feito o monitoramento do caso.

Se confirmada a morte encefálica do possível doador, são realizados testes clínicos e exames complementares. A equipe inicia, então, o processo de acolhimento da família, para que a doação seja autorizada conforme necessário pela legislação.

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. De acordo com o Ministério da Saúde, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, quando a família tem conhecimento do desejo de doar pelo parente falecido, esse desejo costuma ser respeitado.