Nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Jandeilson Pereira (União Brasil) afirmou que a categoria dos pescadores está sendo vítima de fake news. Para ele, parte da imprensa, movida por interesses econômicos, fomenta a desinformação atrelando os casos da síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, ao consumo de peixes da região que estariam supostamente contaminados.
De acordo com Jandeilson, os meios de comunicação não buscam saber se houve confirmação dos resultados de exames laboratoriais que já foram feitos. Ele argumenta, também, que nenhum pescador das comunidades ribeirinhas foi contaminado com a doença. De acordo com o vereador, é uma situação lamentável, que prejudica a categoria da região e favorece os empresários do setor: “isso é sacanagem com os pescadores”. Para ele, “o nosso peixe é de boa qualidade”.
Jandeilson, que também é pescador, parabenizou seus colegas pelo dia dedicado a eles. E disse que, pela manhã, participou da assembleia geral da Colônia de Pescadores Z-20, com a presença de mais de mil profissionais da classe. “Quero parabenizar todos os pescadores e pescadoras, diretores e ex-diretores, funcionários e ex-funcionários que fazem parte dessa entidade que contribui para o desenvolvimento de Santarém”, celebrou.
Por João Vítor Lima – Assessoria da ASCOM/CMS