JK destaca decisão da justiça sobre contratação de profissionais para a UPA de Santarém

0

O parlamentar lamentou ser necessário a justiça intervir para o Instituto Mais Saúde, gestor da unidade, atender o que os vereadores já vinham cobrando.  

O vereador JK do Povão (PSDB) destacou, durante a sessão remota desta terça-feira (06), a decisão do juiz da 6ª Vara Cível de Santarém Claytoney Passos Ferreira, que obriga o Instituto Mais Saúde a contratar, em cinco dias, profissionais da saúde necessários para o pleno funcionamento dos leitos da Unidade de Pronto Atendimento de Santarém, gerido pela Organização Social. O tucano lamentou que tenha sido necessário intervenção judicial para atender pedidos que vários vereadores já haviam feito.

O parlamentar enfatizou que toda a Comissão de Saúde e vários outros parlamentares têm acompanhado os atendimentos na saúde, principalmente em relação à UPA 24 Horas, unidade exclusiva para tratamento da Covid-19, colocando em risco a própria vida. JK lembra que essas visitas resultaram em requerimentos aprovados na Câmara, mas não providenciados pelo Executivo Municipal.

Ação A decisão judicial resulta de ação movida pelo Ministério Público, que argumenta que as normas vigentes orientam para a necessidade de um médico para cada 15 leitos e, embora a UPA mantenha cinco profissionais durante o dia e quatro à noite para atender os 60 leitos da Unidade, todos são clínico geral, faltando infectologista, especialista de extrema importância no tratamento da Covid-19. A ação do MP ressalta que, à noite, o setor de triagem da UPA não tem médico.

Sobre os trabalhos de enfermagem, o MP também ressalta que a UPA não tem o número mínimo adequado, com 20 profissionais. O ideal seria que apenas o isolamento tivesse 21 enfermeiros, além de mais quatro para a estabilização, havendo, portanto, necessidade de mais cinco. Em relação aos técnicos de enfermagem, a ação judicial aponta um déficit maior, faltando 15 profissionais. Atualmente, a UPA tem apenas 50, embora o ideal sejam 44 apenas para o isolamento e 21 para a estabilização.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade