JK do Povão (PSDB) Protocolado nesta segunda, 22, Projeto de Lei propõe transparência na fila do SUS

0

Nesta segunda-feira (22/02), o vereador JK do Povão (PSDB) protocolou dois pedidos de informações. O primeiro deles, à Secretaria Municipal de Infraestrutura, em que solicita cópia do contrato e valores pagos à empresa Terra Plena pela coleta de lixo no período de janeiro a dezembro de 2020. O segundo é endereçado à Secretaria de Estado de Transporte, pelo qual solicita informações sobre a diretor da unidade em Santarém sobre a conclusão da Rodovia Fernando Guilhon.
Na área de saúde, o parlamentar leu relatos de três pessoas que acompanharam pacientes na Unidade de Pronto Atendimento, duas faleceram aguardando vaga na UTI do Hospital Regional e outra paciente, que teve a transferência alterada para o Hospital de Campanha e não mais HRBA, na porta da ambulância. “Parece que a vida de uns vale mais que de outros”, teria desabafado um dos pacientes.
JK, que também é blogueiro, encaminhou os relatos ao Ministério Público, que está investigando a situação de transferência de pacientes. O vereador esclareceu que há especulações sobre a facilitação da internação de alguns pacientes no HRBA. “São mais de 100 denúncias como essa”, enfatizou.
Por conta dessas denúncias, o parlamentar protocolou um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de listagem de pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias em especialidades. O texto original do PL é do ex-vereador Paulo Gasolina, sofreu algumas alterações e foi apresentado.
“Privilegiar alguns em detrimentos de outros é uma injustiça. É preciso respeitar quem espera na fila, é preciso dar transparência às ações, decisões e andamentos de procedimentos de saúde”, argumenta JK.
Ainda na área de saúde, sugeriu a realização de um mutirão de cirurgias eletivas para diminuir a fila de espera, em especial dos pacientes que aguardam procedimentos, internados no Hospital Municipal de Santarém.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade