Nesta segunda-feira (22/02), o vereador JK do Povão (PSDB) protocolou dois pedidos de informações. O primeiro deles, à Secretaria Municipal de Infraestrutura, em que solicita cópia do contrato e valores pagos à empresa Terra Plena pela coleta de lixo no período de janeiro a dezembro de 2020. O segundo é endereçado à Secretaria de Estado de Transporte, pelo qual solicita informações sobre a diretor da unidade em Santarém sobre a conclusão da Rodovia Fernando Guilhon.
Na área de saúde, o parlamentar leu relatos de três pessoas que acompanharam pacientes na Unidade de Pronto Atendimento, duas faleceram aguardando vaga na UTI do Hospital Regional e outra paciente, que teve a transferência alterada para o Hospital de Campanha e não mais HRBA, na porta da ambulância. “Parece que a vida de uns vale mais que de outros”, teria desabafado um dos pacientes.
JK, que também é blogueiro, encaminhou os relatos ao Ministério Público, que está investigando a situação de transferência de pacientes. O vereador esclareceu que há especulações sobre a facilitação da internação de alguns pacientes no HRBA. “São mais de 100 denúncias como essa”, enfatizou.
Por conta dessas denúncias, o parlamentar protocolou um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de listagem de pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias em especialidades. O texto original do PL é do ex-vereador Paulo Gasolina, sofreu algumas alterações e foi apresentado.
“Privilegiar alguns em detrimentos de outros é uma injustiça. É preciso respeitar quem espera na fila, é preciso dar transparência às ações, decisões e andamentos de procedimentos de saúde”, argumenta JK.
Ainda na área de saúde, sugeriu a realização de um mutirão de cirurgias eletivas para diminuir a fila de espera, em especial dos pacientes que aguardam procedimentos, internados no Hospital Municipal de Santarém.
JK do Povão (PSDB) Protocolado nesta segunda, 22, Projeto de Lei propõe transparência na fila do SUS
0
Compartilhar: