Nesta segunda-feira (20), iniciou a campanha “Junho Vermelho”, instituída por lei proposta pela Câmara Municipal de Santarém para ser realizada anualmente. Com o slogan: Vamos acender a fogueira da solidariedade. Doe Sangue. Doe vida!, a ação pretende incentivar a doação regular e ampliar o número de doadores para garantir o estoque do Hemocentro Regional de Santarém.
A programação prossegue até sábado (25), com meta para arrecadar 500 bolsas de sangue. “O Junho Vermelho já faz parte do calendário oficial do município desde 2021, quando o prefeito Nélio Aguiar sancionou a Lei Nº 21.246, que é de minha autoria. A medida determina a realização de campanhas educativas em parceria com instituições públicas e privadas, além de associações, escolas, faculdades e demais entidades que queiram participar da campanha solidária. Estamos felizes e confiantes que vamos mais uma vez alcançar a meta”, destacou a vereadora Alba Leal, presidente da Comissão de Saúde da Casa e autora da Lei.
Doador assíduo há 20 anos, Marlon Duarte, aproveitou a oportunidade de doar sangue no dia em que comemora 42 anos de idade. “Hoje é o meu aniversário. Para mim, a doação de sangue é mais do que um ato de solidariedade, é um compromisso com o próximo. Me sinto muito feliz e grato em poder ajudar salvar vidas”, disse.
Para o gerente do Hemocentro Regional de Santarém Joaquim Azevedo, a ação vai reforçar o estoque de sangue do órgão. “Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que não existe nenhum medicamento que substitua a doação ou uma forma de fabricar sangue. Por isso, é tão necessária a doação voluntária. Em nome da vereadora Alba Leal agradecemos à Casa Legislativa pela iniciativa e por transformar em Lei o mês “Junho Vermelho” no âmbito municipal”, reforçou.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento de identidade com foto. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável legal. O Hemopa fica na rua Frei Vicente, S/N, Aeroporto Velho.
Cronograma de coletas:
Dia 21 de junho – 7h às 13h
Dia 22 de junho – 7h às 13h
Dia 23 de junho – 7h às 13h
Dia 24 de junho – 7h às 13h
Dia 25 de junho – 7h30 às 17h
Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal