O vereador petista enfatizou que as informações são importantes para as entidades avaliarem as últimas atualizações de medidas para enfrentamento do novo Coronavírus.
Na sessão desta terça-feira (20), o vereador Biga Kalahare (PT) protocolou um requerimento destinado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), solicitando os dados sobre a Covid-19 pedidos pelo Comitê Popular de Combate à Pandemia em Santarém. As informações devem nortear a análise das últimas decisões do Executivo sobre as ações de enfrentamento da crise sanitária no município
No documento, constam solicitações específicas como quantidade e porcentagem da população acima de 60 anos vacinada no município, taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensivas (UTI’s), no Hospital Municipal e Hospital Regional do Baixo Amazonas; se há filas de espera para UTI e o quantitativo de pessoas que aguardam leito; média de atendimento diário no Hospital de Campanha e no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, que funciona como unidade de atendimento descentralizada para pacientes com sintomas gripais.
Os pedidos surgiram a partir do novo decreto N° 793/2021, que dispõe sobre a atualização das medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública, divulgado na sexta-feira (16). Com a mudança do bandeiramento vermelho para laranja, que significa médio risco de contágio, o comitê de Gestão de crise para Enfrentamento da Pandemia de covid-19, resolveu modificar as medida do decreto anterior. Porém, o comitê popular considera a medida precoce.
Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare