Na sessão desta quarta-feira (9), o vereador Biga Kalahare (PT) destacou em seu pronunciamento a visita que
realizou no dia anterior ao aterro sanitário do Perema, que recebe todo o lixo doméstico de Santarém, localizado
na PA-370. O parlamentar descreveu a situação como crítica, pois os moradores estão sofrendo com os resíduos que estão chegando aos igarapés.
O petista salientou que protocolou requerimento solicitando, em caráter de urgência, uma parceria entre o setor
competente do Município e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para realizar um estudo técnico
de análise das águas dos igarapés, em torno do aterro na comunidade Perema.
O petista entende que as pesquisas deverão mensurar os níveis e alterações de qualidade da água dos igarapés e afluentes, a partir de parâmetros físicos e químicos; verificar impactos pontuais às águas e sólidos suspensos da emissão doméstica com a industrial; comparar níveis de poluentes presentes nos igarapés, bem como observar influência das variações pluviométricas sazonais na qualidade dessas água para consumo da população.
“Precisamos saber se a água consumida pelos moradores da área está contaminada e, os estudos vão dizer quais impactos são gerados para a popular da área.” Frisou
Kalahare também protocolou pedido de informações destinado ao Executivo, para que esclareça sobre o que está sendo feito de maneira oficial com relação ao lixão estabelecido na Comunidade Perema, e quais medidas estão sendo tomadas, além da situação atual no aspecto social e de saúde das famílias da área.
Daína Aben-Athar – Assessoria de Imprensa do vereador Biga Kalahare