Lago Grande avança no processo de emancipação

O vereador Gerlande Castro (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, nesta terça-feira (27/04), para destacar o avanço no processo de emancipação da região do Lago Grande em Santarém. O parlamentar ressaltou que o economista da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista do Estado do Pará (Fadepa), sediada em Belém, Antonio Pantoja, esteve na região durante o fim de semana para colher dados para o estudo de viabilidade econômica, necessário para transformar a região do Lago Grande em município, conforme matéria em tramitação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Gerlande destacou ainda a ajuda de diversos vereadores para custear a presença de Pantoja na região, enfatizando que a Câmara Municipal deve ser ponto de discussão e planejamento deste projeto de emancipação e desenvolvimento. E lembrou que, em 2020, o distrito de Moraes de Almeida, no município de Itaituba, demonstrou o desejo de independência por meio de um plebiscito, realizado com as eleições municipais.

“Aproveito a oportunidade para convidar esta Casa, que representa 800 comunidades com parlamentares eleitos, para uma reunião, nesta quarta-feira (28), às 10 h., para discutir a realização do plebiscito na região do Lago Grande”, concluiu.