Legislativo Santareno rende homenagens a profissionais e colaboradores da Biomedicina em Santarém

A tarde desta sexta-feira (12), dia da semana não habitual à realização de sessões na Câmara Municipal de Santarém, foi marcada pela Sessão Especial em alusão ao Dia do Biomédico, comemorado em 20 de novembro. Requerida e presidida pelo vereador Enf.° Murilo Tolentino (PSC), a solenidade, realizada no Plenário Vereador Benedito Magalhães, contou com a presença de um público diverso, entre autoridades e familiares de homenageados, que somaram 85 ao total. Eles receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio da Biomedicina.

“Nada mais do que justo que homenagear esses profissionais que estão na linha de frente em laboratórios, na questão da estética que vem crescendo no Brasil, e a Biomedicina vem se destacando”, destacou Murilo.

O presidente do Sindicato dos Biomédicos do Estado do Pará Dorivaldo dos Santos Ferreira enfatizou que uma sessão especial já é realizada há algum tempo na Câmara de Vereadores de Belém, e como há um número substancial de profissionais da área no Oeste do Pará, a homenagem chega a Santarém, onde também será implantado o “Dia Municipal do Biomédico”, através de projeto de autoria do vereador Enf.º Murilo Tolentino que tramita na Casa. “Como temos um número elevado de biomédicos no Oeste do Pará, escolhemos a Câmara Municipal através do enfermeiro Murilo Tolentino, e para representar todo o oeste do estado, escolhemos Santarém, onde fizemos neste ano o primeiro encontro de biomédicos do oeste do Pará”.

Dentre os homenageados, estão profissionais biomédicos e personalidades que contribuem com o trabalho da categoria em Santarém. O fotógrafo Miguel dos Santos Ferreira, com 40 anos de trabalho com as lentes, é sócio em uma empresa que presta serviços de formatura no município, e foi congratulado pela participação em momentos especiais na vida de dezenas de profissionais. Sobre os biomédicos, o profissional das lentes disse que se trata de “uma profissão que abre o pensamento das pessoas que estão fazendo esse curso porque precisamos avançar o pensamento das pessoas que estão fazendo Medicina”.

A biomédica Alice Azevedo foi uma das profissionais homenageadas. “Uma satisfação enorme porque [os vereadores]mostram o quanto é importante a nossa profissão para a comunidade em geral”. A profissional apontou ainda qual seria, para ela, o principal de safio da profissão no município. “É saber lidar com a grande demanda com o pouco recurso que temos”, esclareceu a profissional, que explicou ainda que o biomédico é responsável, sobretudo, pela realização de exames, liberação de laudos para a realização de cirurgias, atuação em questões sanitárias e laboratoriais, além da execução de procedimentos estéticos.

Dia do Biomédico – A data foi instituída por meio do Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, que institui o dia 20 de novembro como Dia Nacional do Biomédico. A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979.

Por Jefferson Santos – Jornalista da Ascom/Câmara