Lixo em terrenos baldios continua sendo ameaça à saúde pública, alerta o vereador enfermeiro Murilo Tolentino

0

Desde o início das chuvas em Santarém, o parlamentar vem chamando a atenção da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária para que fiscalize e primeiramente oriente os donos de terrenos baldios em Santarém, para que cumpram a  Lei 19.207/2012 do Código de Postura do Município de Santarém onde consta que caberá aos seus proprietários, inquilinos ou outros usuários de terrenos não edificados, localizados na zona urbana, a limpeza e a obrigatoriedade de mantê-los cercados, roçados ou capinados, limpos e drenados.

O não cumprimento dessa lei gera uma grande reclamação por parte de vizinhos desses terrenos que estão à mercê de insetos, animais peçonhentos e doenças causadas por eles. Isso move o vereador Murilo a cobrar assistência dessas famílias, já que essa falha continua sendo um sério problema para a saúde pública.

“Levando-se em conta que o mato, o lixo e entulho jogados nesses locais oferecem condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue e a febre chikungunya, o que nós não queremos agora é mais vírus para tirar a paz do nosso povo”, alerta.

Murilo também pede ajuda de outros órgãos que possam interferir nessa causa, pois acredita que se o foco da saúde não estivesse 100% voltado à Covid-19 esse período seria de alertar sobre outros vírus transmitidos por mosquitos que se aproveitam desse período de chuvas principalmente em terrenos baldios que podem estar se tornando criadouros.
Em busca de ajudar as famílias que procuraram o apoio do parlamentar, Murilo se chocou com vários problemas, dentre eles o fato de a Secretaria de Habitação ter apenas um fiscal para esse tipo de trabalho, já que, segundo informações da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), há quase três mil terrenos baldios em Santarém, o que dificultará o trabalho de fiscalização pelo fato de a secretaria responsável ter apenas um fiscal.

“O desafio é tão grande quanto os problemas, mas vamos iniciar uma campanha pedir ajuda de todos, esse é um problema sério que não pode e não vai ficar sem solução”.

Por Nel Fernandes– Assessora de Imprensa do vereador Enf.º Murilo Tolentino

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade