Luz Para Todos: prefeito Nélio Aguiar cede maquinário para destravar obra parada

Na manhã deste sábado (29) vice-prefeito José Maria Tapajós, juntamente com o vereador Júnior Tapajós (PL) estiveram na comunidade de Nuquini, região do Tapajós onde participaram de uma reunião para debater sobre os entraves para a efetivação do Programa Luz Para Todos, nas comunidades da Resex Tapajós/Arapiuns que vão de Sumaúma a Rosário.

Apesar da implantação do programa já ter sido autorizada em 2018, após diversas solicitações apresentadas pelo vereador em reuniões com o setor de expansão do programa, os trabalhos encontram-se parados, aguardando a contrapartida da prefeitura de Aveiro, que seria a abertura da faixa que irá receber a rede de energia.

Em sua fala, Júnior Tapajós deixou claro que, conhecendo a realidade e procurado pela Comissão de Energia, que reúne as comunidades da Reserva no município de Santarém, solicitou apoio ao prefeito Nélio Aguiar e teve retorno positivo para destravar o problema.

“Nosso gestor municipal autorizou o vice-prefeito a resolver o entrave que se deu pelo não cumprimento da contrapartida do município de Aveiro, que deveria abrir a faixa para receber os trabalhos de instalação do linhão de energia. Santarém cederá o maquinário para abrir a passagem do linhão, assim a empresa contratada pela Equatorial Energia poderá concluir a instalação da rede de energia. Disse Júnior Tapajós.

Ocorre que, após uma reunião do vice-prefeito José Maria Tapajós com engenheiros e técnicos da Equatorial Energia, ficou estabelecido o retorno da empresa contratada pela concessionaria de energia para a instalação do programa naquela região, para dar andamento a obra. Segundo informações repassadas por José Maria Tapajós, o prefeito Nélio Aguiar autorizou a ida de equipamentos para a manutenção da faixa que vai receber a rede de energia, dentro da jurisdição do município de Aveiro, que assim como Santarém, deveria ter cumprido esta contrapartida, porém não o fez ocasionando o atraso da entrega da obra.

“A contrapartida de Santarém foi a mesma solicitada pela Equatorial Energia ao município de Aveiro. Santarém, no entanto, cumpriu imediatamente com seu compromisso, aguardando apenas a parte de Aveiro, o que até o momento não foi realizado, por conta disso os trabalhos já estão atrasados há mais de 6 meses. Mas, como eu e o prefeito Nélio entendemos que essas comunidades não podem mais esperar, o maquinário será disponibilizado pela prefeitura de Santarém e a obra será destravada para que logo seja entregue”, afirmou o vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós.

De acordo com o vereador Júnior Tapajós, ainda esta semana uma nova reunião deverá ser feita entre: Equatorial Energia; Prefeitura de Santarém, Prefeitura de Aveiro; TAPAJOARA; ICMBio e lideranças da Resex, para definir responsabilidades e planejar o retorno dos trabalhos para o mês de abril.

Texto produzido, editado e revisado por Márcia Reis – Assessora de Imprensa do vereador Júnior Tapajós