Mais de 70% das famílias não permitem doação de órgãos

Na sessão desta quarta-feira (11/09), o vereador Gaúcho iniciou o pronunciamento agradecendo a participação dos vereadores, servidores da Câmara Municipal e instituições na sessão Tribuna Livre que discutiu “Doação de Órgãos e Tecidos”, realizada na terça-feira (10/09). Para Rogélio a sessão foi produtiva e esclarecedora, uma vez que as instituições como Hospital Municipal e Regional que dispõem do tratamento para doentes renais apresentaram dados sobre o atendimento desenvolvido.

No município o setor de Nefrologia avançou, além do acolhimento e atendimento de emergência realizado no HMS, já são feitos no HRBA, transplantes de rins, 50 procedimentos já foram realizados desde 2016. Alguns encaminhamentos serão feitos com base nas demandas levantadas na sessão, como ampliação do setor de Nefrologia do Hospital Regional. “Mas algumas coisas não dependem apenas do Hospital Regional, como por exemplo, a conscientização para a doação de órgãos e tecidos, 70% das famílias que são abordadas com potencial de doação dizem “Não”, prejudicando o processo de salvar vidas”, lamentou o vereador.

Também participaram da Tribuna Livre estudantes de várias instituições estaduais de ensino, por isso, como agradecimento a presença dos alunos e diretores, o vereador apresentou uma Moção de Aplausos a 5ª Unidade Regional de Ensino que mobilizou as escolas.