O vereador Enf. Murilo Tolentino (PSC) em sua fala, durante a sessão remota desta segunda-feira (01/03), demonstrou preocupação com o grande número de mulheres que ainda sofrem e morrem por ano acometidas pelo câncer de colo do útero. Murilo informou que, chamado de câncer cervical, esse tipo de CA é causado por infecções persistentes por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). Usando dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o parlamentar salientou que esse é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a quarta causa de morte entre todos os tipos de câncer.
De acordo com o vereador, a principal forma de prevenção é diminuir o risco de contágio pelo HPV, usando-se preservativos e com a vacinação, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além do que a forma de garantir um tratamento satisfatório seria descobrindo a doença no início por meio do exame preventivo (PCCU).
“Por ser um câncer de desenvolvimento lento e não apresentar sintomas no início, a campanha Março Lilás tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre o exame preventivo, o PCCU que pode ser colhido em todas as UBS’s da cidade gratuitamente. Com ele, é possível identificar lesões que podem acarretar o câncer de colo de útero e ter um diagnóstico precoce com maiores chances de cura”, alerta.
O vereador pontuou que, nas unidades básicas de saúde, a coleta é gratuita, e em alguns laboratórios particulares, é cobrado a partir de R$ 50,00. “O mais importante é que esse exame seja colhido uma vez por ano por todas as mulheres a partir da primeira relação sexual e se encontrada alguma alteração, que seja tratada até o fim para que diminuam os casos de mortalidades ocasionados por esse câncer”, conclui.
Por Nel Fernandes – Assessora de Imprensa do vereador Enf.º Murilo Tolentino