Martins defende urgência em Plano de Ação contra a estiagem em Santarém

Na sessão desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Carlos Martins (PT) sugeriu a elaboração urgente de um Plano de Ação que seja mais rápido e eficaz para combater os efeitos da estiagem a famílias do Município. Entre as ações sugeridas pelo parlamentar, está a antecipação do BPC e de outros auxílios, como Seguro Defeso, Seguro do Pronaf, avanço do programa Mais Médicos sobre comunidades afetadas, dragagem de áreas de rios e outros.

O petista se mostrou ainda mais preocupado porque a estiagem deve se prolongar por mais dois anos, e isso deve intensificar a seca, que é considerada uma das mais severas. Considerou as ações como insipientes. “A água é um bem básico, se a estiagem secou o rio é urgente usar equipamentos que possibilitem o acesso”, argumentou.

Segundo o parlamentar, são mais de quatro mil famílias em situação de emergência há um mês. Para esse quantitativo de necessitados chegaram apenas quatrocentos kits humanitários do governo do Estado.