Martins pede apoio federal para socorrer ribeirinhos na estiagem

Nesta quarta-feira (11) o vereador Carlos Martins (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém para falar sobre a estiagem no município, que vem afetando, com mais intensidade em 2023, as comunidades ribeirinhas de Santarém e região. O petista pediu apoio dos governos estadual e federal para socorrer os moradores dessas localidades.

Segundo o parlamentar, muitas comunidades já estão isoladas porque a navegação ficou inviável em muitos trechos dos rios da região. Com isso, o desabastecimento passa a ser um problema para as famílias. “Todos os Municípios estão vivendo esta situação de grande estiagem que há muitos anos não era visto. Acredito que desde 2010 não tínhamos visto uma estiagem tão imensa como essa”, disse.

Carlos Martins também destacou matéria apresentada na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) pela deputada estadual Maria do Carmo (PT) solicitando que seja decretado pelo governo do Estado situação de emergência e calamidade na região. “Essa é uma questão humanitária. As pessoas estão com dificuldade de acesso à água potável, estão isoladas, sem acesso a produtos básicos para sua sobrevivência. E isso é muito grave”, concluiu o vereador.