Moção de aplausos ao “Projeto Saúde e Alegria” apresentada pelo vereador Biga Kalahare é aprovada pelo plenário

O nome do projeto já diz tudo “Saúde e Alegria”, pois é esse o grande objetivo do PSA, que presta relevantes serviços às populações tradicionais da Amazônia, levando atendimentos de saúde e contribuindo com o bem-estar dos ribeirinhos. Assim destacou o vereador Biga Kalahare (PT) ao apresentar uma Moção de Aplausos à entidade. A homenagem foi aprovada pelos pares, durante a sessão remota desta segunda-feira (22).

O petista considera importante homenagear a instituição que há 34 anos presta serviços às comunidades. “É um projeto muito importante e que contribui muito com a saúde dessa população, além de que eles prestam assistência em áreas onde o governo não é muito atuante”, afirma.

Durante a votação das pautas, o parlamentar também destacou a injustiça que a entidade sofreu durante a investigação sobre o caso da brigada de Alter do Chão. “É mais que justo homenageá-los”, disse.

O Projeto Saúde e Alegria (PSA) é uma iniciativa civil sem fins lucrativos que atua desde 1987 em comunidades da Amazônia brasileira, com o objetivo de promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas na qualidade de vida e no exercício da cidadania das populações atendidas.

Atualmente, o PSA atende a cerca de 30 mil moradores de comunidades rurais, sobretudo, tradicionais, muitas das quais em situação de vulnerabilidade social – de Santarém, Belterra, Aveiro e Juruti, municípios localizados no Oeste do Pará.

Em atuação na pandemia, o Saúde e Alegria tem liderado a campanha “Com Saúde e Alegria Sem Corona”, que mobiliza esforços para apoiar o SUS e as comunidades ribeirinhas e indígenas. Até agora nas medidas de apoio ao sistema público, a campanha distribuiu 75.400 máscaras cirúrgicas, 10.115 máscaras face shield, 342 equipamentos de apoio à respiração, 2.000 testes, 50 kits de medicamentos e insumos de saúde.

Nas medidas de suporte direto às comunidades, foram entregues 18.528 kits familiares de higiene e proteção, 5.443 kits familiares de ajuda alimentar, mil kits de apoio aos mundurukus, concluídos cinco meses de campanhas educativas, quatro rodadas de atendimento do barco-hospital.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare