O vereador Alaércio Cardoso (PSD) usou a tribuna da Casa de Leis, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), para falar sobre a baixa temporada do turismo em Alter do Chão. Ele levantou a bandeira da conscientização do trade turístico em relação a baixa temporada, antes de ser vereador ocupou o cargo de Secretário de Turismo e prevê a oportunidade de participar de discursares dentro do Estado do Pará e até mesmo do Ministério do Turismo, onde o mesmo aprendeu muito sobre o assunto. Essa baixa temporada que é vista pelo estado como um período onde não temos cliente lá, ou seja onde não temos turistas, somente visitantes, o vereador exemplificou alguns passeios que somente podem ser feitos no período das cheias do rios, como o da Floresta Encantada que só aparece quando as águas sobem, as visitas as comunidades ribeirinhas no tão citado turismo de base comunitária. “Nos podemos vender Santarém o ano inteiro, nós podemos fazer turismo o ano inteiro, onde em um debate num encontro de turismo náutico em São Paulo eu apresentei Santarém nesse período e chamem eles a conhecerem as cheias dos rios para que pudessem trazer investimentos nesse período para cá, dialoguei com o Secretário Estadual de Turismo e com a Secretária Adjunta do Ministério do Turismo onde propus que seja feita uma reunião em Alter do Chão para que seja discutido o turismo na baixa temporada” falou.
O Estado pode trazer o Ministério do Turismo aqui, a Embratur para conhecer Santarém, o estado através do Governo Federal deverá investir bilhões em Belém e qual investimento vem para Santarém? Precisamos discutir isso, Santarém tem condições de fazer turismo o ano inteiro, de receber navios de cruzeiros o ano inteiro. Santarém representa quase que 49% do total de turistas que visitam o estado do Pará e do estado não pode deixar só nas costas da Prefeitura, precisamos de investimentos públicos, precisamos conhecer as linhas de créditos que ajudarão o trade turístico a investir mais em seus negócios, “hoje Santarém ocupa a mesma colocação dentro do Mapa do Turismo de Florianópolis e Rio de Janeiro, cidades características pelo turismo, a cada 1,00 investido em turismo é arrecadado 10 vezes mais , Santarém é subsede da Cop 30 e até agora não temos um único evento que será realizado aqui” relatou.
Parabenizou Alter do Chão pelos 267 anos de fundação e falou do potencial turístico e econômico que a vila representa para o nosso município. Parabenizou também a Rádio Alternativa pelos 12 anos de existência onde foi comemorado com um café da manhã na comunidade com os comunitários. “É importante lembramos com alegria desta data, pois hoje Alter do Chão representa pois hoje ela representa um marco não só para Santarém e para o estado do Pará, onde já virou matéria do Ministério do Turismo e de vários sites específicos sobre destinos turísticos. Alter do Chão tem suas peculiaridades e aqui fica meus parabéns principalmente aquele povo acolhedor que sabem recebe como ninguém” falou.
Contou também que apresentou uma Moção de Aplausos a Paz Church pela realização da Paz Woman, que é um evento realizado alusivo ao mês da mulher que é marco, evento esse gigantesco realizado na Catedral do Amor. Esse ano participaram 6600 mulheres de Santarém e região. “Foram dois dias repletos da palavra de Deus, de amor e carinho para com essas mulheres que vieram participar do evento, presenciei vários testemunhos onde algumas mulheres buscavam pelo menos serem ouvidas e acolhidas. Não é fácil fazer um evento tão grande quanto esse, fica aqui o meu reconhecimento não só a Paz Church mas também a todas as igrejas que cuidam do social, fica aqui o meu reconhecimento a vocês mulheres, por tudo o que vocês fazem pela nossa sociedade, são exemplos de força e leveza” finalizou.
Por Carpegiane Aguiar – Assessor de Imprensa do vereador Alaércio Cardoso