Nível dos rios Tapajós e Amazonas pode atingir o maior dos últimos 10 anos, alerta vereador

O líder do governo na Casa vereador Erasmo Maia (UNIÃO) usou a tribuna, na sessão desta quartafeira (13),
para fazer um alerta sobre a possibilidade de, neste ano, ocorrer a maior cheia dos rios Amazonas e Tapajós, nos
últimos 10 anos. O parlamentar relatou que esteve no local onde são feitas as medições, e pôde constatar os dados. Ele expôs números desde 2006, como do período de 2008 até 2014, quando normalmente era no mês de maio que o nível das águas ficava mais alto. O mesmo ocorreu entre 2006 e 2007, quando foi no final de maio. Pico atingido também nesse mesmo mês em 2009, exatamente em 30 de maio, quando o nível chegou a 8,30 metros.

Os dados demonstrados pelo vereador apontam que agora a cota de alerta é de 7,1 m, e já estaria ultrapassando, podendo, portanto, ser atingido o maior nível da última década. Alerta que o parlamentar dirigiu ao Executivo Municipal quanto à coleta do lixo para não entupir galerias e esgoto e a respeito da cheia em região de várzea, onde moradores sofrem com alagamentos e dificuldades de locomoção.

Erasmo agradeceu a todos que participaram da audiência pública, requerida por ele, que tratou de regularização fundiária, realizada na terçafeira (12). Reiterou a importância do tema e deixou dito que o tema deve ser expandido para as condições de nossos bairros.

Em seu quinto mandato, Maia deu boasvindas ao vereador Andreo Rasera (MDB), que assumira cadeira no
parlamento santareno, nesta quarta
feira, e já participava de sua primeira sessão deliberativa. “Vossa excelência tem muito o que contribuir com as pautas desta Casa”, destacou.

Por Jefferson santos jornalista da Ascom da Câmara de Santarém