No Outubro Rosa, mulheres são incentivadas a fazer o exame de mamografia

O parlamentar tucano disse na tribuna que verificou que, mesmo com o tomógrafo do Hospital Municipal quebrado, o município mantem o atendimento através de convênios com a rede privada.

Na sessão desta quarta-feira (06), o vereador JK do Povão (PSDB), começou o pronunciamento incentivando as ações do Outubro Rosa. A campanha mundial estimula a prevenção e conscientização contra o câncer de mama. “Para mim, essa é uma luta diária”, declarou o vereador, que acompanhou as manifestações da sessão especial da última terça-feira (05), através das plataformas digitais.

O tucano também ressaltou que, apesar do mamógrafo do Hospital Municipal de Santarém estar quebrado há 5 meses, o atendimento vem sendo mantido pelo Sistema Único de Saúde. JK foi averiguar a situação e, na Casa de Saúde da Mulher, soube que o exame está sendo feito no Hospital Regional do Baixo Amazonas e, por encaminhamento do SUS, em clínicas particulares. Segundo o setor de Regulação, da Secretaria Municipal de Saúde, há vagas na fila para realização do exame porque as mulheres não estão retornando ao setor para concluir o agendamento.

“Fiquei feliz em saber que há vagas, então, você mulher verifique o seu agendamento faça o exame”, incentivou o parlamentar. JK elogiou o serviço que está sendo prestado ao público feminino porque a fila está andando, em Santarém, apesar do equipamento estar quebrado.